O ÚLTIMO CENSO DEMOGRÁFICO REALIZADO PELO IBGE APONTOU QUE O TOTAL DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO ATINGIU UM PATAMAR DE ESTABILIDADE AO LONGO DO PERÍODO 2000-2012, ATINGINDO UM PERCENTUAL DE APENAS 2%. JÁ NO ENSINO SUPERIOR HOUVE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO NÚMERO DE INGRESSANTES REPRESENTANDO UM AUMENTO PERCENTUAL DE 120% NO MESMO PERÍODO. PARA CORBUCCI (2014) A ESTAGNAÇÃO OBSERVADA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A MANUTENÇÃO DAS BAIXAS TAXAS DE CONCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL, DECORRENTES DE ELEVADAS TAXAS DE REPROVAÇÃO E EVASÃO NESTE NÍVEL DE ENSINO NESTE TRABALHO O OBJETIVO CENTRAL É COMPREENDER ALGUNS ELEMENTOS LIGADOS A TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS E DEMONSTRAR COMO ESSES ELEMENTOS PODEM ESTAR RELACIONADOS AO SUCESSO E INSUCESSO ESCOLAR, ASSIM COMO PODEM INFLUENCIAR A EXPECTATIVA DOS ALUNOS COM RELAÇÃO A SUA ENTRADA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. UMA ANÁLISE DESSE TEOR SE JUSTIFICA PELA IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DO FORMATO DE EDUCAÇÃO QUE VEM SENDO OFERECIDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARA LEVANTAR O QUESTIONAMENTO SOBRE ESSES AMBIENTES SEREM DE FATO DEMOCRÁTICOS, PLURAIS, INCLUSIVOS E IGUALITÁRIOS. PARA DESENVOLVER O TRABALHO FOI REALIZADA UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE ALGUMAS QUESTÕES DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS. OS RESULTADOS FORAM AGRUPADOS EM GRÁFICOS E APONTAM QUE A ESCOLA ANALISADA AINDA DEIXA MUITO A DESEJAR NO SENTIDO DO ACOLHIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE AQUELES QUE SE RECONHECEM COMO MINORIAS NO INTERIOR DA ESCOLA. ENTRETANTO OBSERVOU-SE QUE NÃO HÁ UMA RELAÇÃO DIRETA ENTRE O SENTIMENTO DO VALORIZAÇÃO DOS ALUNOS E AS EXPECTATIVAS QUE ELES MANTÊM SOBRE O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR.