Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOS FATORES LIGADOS AO SUCESSO E INSUCESSO ESCOLAR DE UM GRUPO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS.

Palavra-chaves: ACESSO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO SUPERIOR, IGUALDADE, IGUALDADE Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59063
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3641
    "inscrito_id" => 6384
    "titulo" => "ANÁLISE DOS FATORES LIGADOS AO SUCESSO E INSUCESSO ESCOLAR DE UM GRUPO DE  ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS."
    "resumo" => "O ÚLTIMO CENSO DEMOGRÁFICO REALIZADO PELO IBGE APONTOU QUE O TOTAL DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO ATINGIU UM PATAMAR DE ESTABILIDADE AO LONGO DO PERÍODO 2000-2012, ATINGINDO UM PERCENTUAL DE APENAS 2%. JÁ NO ENSINO SUPERIOR HOUVE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO NÚMERO DE INGRESSANTES REPRESENTANDO UM AUMENTO PERCENTUAL DE 120% NO MESMO PERÍODO. PARA CORBUCCI (2014) A ESTAGNAÇÃO OBSERVADA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A MANUTENÇÃO DAS BAIXAS TAXAS DE CONCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL, DECORRENTES DE ELEVADAS TAXAS DE REPROVAÇÃO E EVASÃO NESTE NÍVEL DE ENSINO NESTE TRABALHO O OBJETIVO CENTRAL É COMPREENDER ALGUNS ELEMENTOS LIGADOS A TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS E DEMONSTRAR COMO ESSES ELEMENTOS PODEM ESTAR RELACIONADOS AO SUCESSO E INSUCESSO ESCOLAR, ASSIM COMO PODEM INFLUENCIAR A EXPECTATIVA DOS ALUNOS COM RELAÇÃO A SUA ENTRADA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. UMA ANÁLISE DESSE TEOR SE JUSTIFICA PELA IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DO FORMATO DE EDUCAÇÃO QUE VEM SENDO OFERECIDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARA LEVANTAR O QUESTIONAMENTO SOBRE ESSES AMBIENTES SEREM DE FATO DEMOCRÁTICOS, PLURAIS, INCLUSIVOS E IGUALITÁRIOS. PARA DESENVOLVER O TRABALHO FOI REALIZADA UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE ALGUMAS QUESTÕES DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS. OS RESULTADOS FORAM AGRUPADOS EM GRÁFICOS E APONTAM QUE A ESCOLA ANALISADA AINDA DEIXA MUITO A DESEJAR NO SENTIDO DO ACOLHIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE AQUELES QUE SE RECONHECEM COMO MINORIAS NO INTERIOR DA ESCOLA. ENTRETANTO OBSERVOU-SE QUE NÃO HÁ UMA RELAÇÃO DIRETA ENTRE O SENTIMENTO DO VALORIZAÇÃO DOS ALUNOS E AS EXPECTATIVAS QUE ELES MANTÊM SOBRE O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ACESSO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO SUPERIOR, IGUALDADE, IGUALDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6384_23092019231016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA VAZ LANDIM"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA LANDIM"
    "autor_email" => "marivlandim@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DR.JOSÉ PACHECO PIMENTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59063
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3641
    "inscrito_id" => 6384
    "titulo" => "ANÁLISE DOS FATORES LIGADOS AO SUCESSO E INSUCESSO ESCOLAR DE UM GRUPO DE  ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS."
    "resumo" => "O ÚLTIMO CENSO DEMOGRÁFICO REALIZADO PELO IBGE APONTOU QUE O TOTAL DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO ATINGIU UM PATAMAR DE ESTABILIDADE AO LONGO DO PERÍODO 2000-2012, ATINGINDO UM PERCENTUAL DE APENAS 2%. JÁ NO ENSINO SUPERIOR HOUVE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO NÚMERO DE INGRESSANTES REPRESENTANDO UM AUMENTO PERCENTUAL DE 120% NO MESMO PERÍODO. PARA CORBUCCI (2014) A ESTAGNAÇÃO OBSERVADA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A MANUTENÇÃO DAS BAIXAS TAXAS DE CONCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL, DECORRENTES DE ELEVADAS TAXAS DE REPROVAÇÃO E EVASÃO NESTE NÍVEL DE ENSINO NESTE TRABALHO O OBJETIVO CENTRAL É COMPREENDER ALGUNS ELEMENTOS LIGADOS A TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS E DEMONSTRAR COMO ESSES ELEMENTOS PODEM ESTAR RELACIONADOS AO SUCESSO E INSUCESSO ESCOLAR, ASSIM COMO PODEM INFLUENCIAR A EXPECTATIVA DOS ALUNOS COM RELAÇÃO A SUA ENTRADA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. UMA ANÁLISE DESSE TEOR SE JUSTIFICA PELA IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DO FORMATO DE EDUCAÇÃO QUE VEM SENDO OFERECIDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARA LEVANTAR O QUESTIONAMENTO SOBRE ESSES AMBIENTES SEREM DE FATO DEMOCRÁTICOS, PLURAIS, INCLUSIVOS E IGUALITÁRIOS. PARA DESENVOLVER O TRABALHO FOI REALIZADA UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE ALGUMAS QUESTÕES DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS. OS RESULTADOS FORAM AGRUPADOS EM GRÁFICOS E APONTAM QUE A ESCOLA ANALISADA AINDA DEIXA MUITO A DESEJAR NO SENTIDO DO ACOLHIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE AQUELES QUE SE RECONHECEM COMO MINORIAS NO INTERIOR DA ESCOLA. ENTRETANTO OBSERVOU-SE QUE NÃO HÁ UMA RELAÇÃO DIRETA ENTRE O SENTIMENTO DO VALORIZAÇÃO DOS ALUNOS E AS EXPECTATIVAS QUE ELES MANTÊM SOBRE O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ACESSO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO SUPERIOR, IGUALDADE, IGUALDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6384_23092019231016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA VAZ LANDIM"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA LANDIM"
    "autor_email" => "marivlandim@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DR.JOSÉ PACHECO PIMENTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ÚLTIMO CENSO DEMOGRÁFICO REALIZADO PELO IBGE APONTOU QUE O TOTAL DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO ATINGIU UM PATAMAR DE ESTABILIDADE AO LONGO DO PERÍODO 2000-2012, ATINGINDO UM PERCENTUAL DE APENAS 2%. JÁ NO ENSINO SUPERIOR HOUVE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO NÚMERO DE INGRESSANTES REPRESENTANDO UM AUMENTO PERCENTUAL DE 120% NO MESMO PERÍODO. PARA CORBUCCI (2014) A ESTAGNAÇÃO OBSERVADA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A MANUTENÇÃO DAS BAIXAS TAXAS DE CONCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL, DECORRENTES DE ELEVADAS TAXAS DE REPROVAÇÃO E EVASÃO NESTE NÍVEL DE ENSINO NESTE TRABALHO O OBJETIVO CENTRAL É COMPREENDER ALGUNS ELEMENTOS LIGADOS A TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS E DEMONSTRAR COMO ESSES ELEMENTOS PODEM ESTAR RELACIONADOS AO SUCESSO E INSUCESSO ESCOLAR, ASSIM COMO PODEM INFLUENCIAR A EXPECTATIVA DOS ALUNOS COM RELAÇÃO A SUA ENTRADA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. UMA ANÁLISE DESSE TEOR SE JUSTIFICA PELA IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DO FORMATO DE EDUCAÇÃO QUE VEM SENDO OFERECIDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARA LEVANTAR O QUESTIONAMENTO SOBRE ESSES AMBIENTES SEREM DE FATO DEMOCRÁTICOS, PLURAIS, INCLUSIVOS E IGUALITÁRIOS. PARA DESENVOLVER O TRABALHO FOI REALIZADA UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE ALGUMAS QUESTÕES DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS. OS RESULTADOS FORAM AGRUPADOS EM GRÁFICOS E APONTAM QUE A ESCOLA ANALISADA AINDA DEIXA MUITO A DESEJAR NO SENTIDO DO ACOLHIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE AQUELES QUE SE RECONHECEM COMO MINORIAS NO INTERIOR DA ESCOLA. ENTRETANTO OBSERVOU-SE QUE NÃO HÁ UMA RELAÇÃO DIRETA ENTRE O SENTIMENTO DO VALORIZAÇÃO DOS ALUNOS E AS EXPECTATIVAS QUE ELES MANTÊM SOBRE O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.