O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) FOI CRIADO PELO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO, IMPLEMENTADO PELA CAPES E REGULAMENTADO EM 2013, PELA PORTARIA DE Nº 096/20133 DIANTE DA NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, COM OBJETIVO DE ESTIMULAR A FORMAÇÃO DOCENTE E ELEVAR A QUALIDADE EDUCACIONAL BÁSICA BRASILEIRA. DIANTE DISTO, O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A INFLUÊNCIA DO PIBID NA ESCOLHA PROFISSIONAL VOLTADA À DOCÊNCIA E NO INGRESSO NO CURSO DE LICENCIATURA DE QUÍMICA DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU. A METODOLOGIA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DE NATUREZA QUALITATIVA, UTILIZOU DE ENTREVISTAS POR MEIO DO APLICATIVO “WHATSAPP” PARA A COLETA DE DADOS. AS ENTREVISTAS DIVIDIRAM-SE EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA COM EX-ALUNOS DO PERÍODO 2013 A 2018 DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MELO MONTENEGRO GRADUANDOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU E A SEGUNDA COM SUPERVISORES DO PROGRAMA PIBID QUE ATUAM NAS ESCOLAS DAS CIDADES DE ITAJÁ, ASSÚ E IPANGUAÇU. ALÉM DISSO, FOI FEITA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DOCUMENTAL, CONSIDERANDO OS AUTORES MARCONI & LAKATOS (2007), NÓVOA (1992) E IMBERNÓN (2006). TENDO EM VISTA OS DADOS OBTIDOS, TODOS OS SUPERVISORES E A MAIORIA DOS ALUNOS ENTREVISTADOS CONSIDERAM O PIBID FORTE INFLUENTE NA ESCOLHA PELA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E QUE CONTRIBUI NO INGRESSO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA, LEVANDO A CONCLUIR QUE ESSE PROGRAMA ALÉM DE CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOCENTE, AINDA VALORIZA O MAGISTÉRIO E O PROFISSIONAL DOCENTE.