NASCIMENTO, Elisângela Sousa Do et al.. A prática docente na instituição escolar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58706>. Acesso em: 22/11/2024 15:13
O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCUTIR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, CONSIDERANDO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA TANTO, ESTE ARTIGO BUSCA REFLETIR SOBRE AS E DIMENSÕES DO FAZER PROFISSIONAL, DESTACANDO A AÇÃO E REFLEXÃO DO PROFESSOR, AS QUESTÕES DA IDENTIDADE DO PROFESSOR, VISÕES E ATITUDES QUE PESAM NO SEU PROFISSIONALISMO. POR FIM, COM AS DISCUSSÕES ANALISADAS NESTE ESTUDO TENTAMOS CONTRIBUIR PARA REPENSAR A CONSTRUÇÃO DE MELHORIAS DO ENSINO, POSTURA ÉTICA E PRÁTICA DO FAZER DOCENTE QUE ADENTRAM A SALA DE AULA COM SABERES HISTÓRICOS, CIENTÍFICOS E SOCIAIS, E QUE INTEGRAM AO PAPEL DO PROFESSOR SUAS ESTRATÉGIAS E ARTICULAÇÕES NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS, COLABORANDO ASSIM A CONSTRUÇÃO DA SUA PRÓPRIA IDENTIDADE PROFISSIONAL.