AO LONGO DOS ANOS, O ENSINO DE BIOLOGIA ASSIM COMO OUTRAS DISCIPLINAS, TEM SIDO TRABALHADO DE FORMA TRADICIONAL E DESCONTEXTUALIZADO, PAUTANDO-SE NA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS E NA MEMORIZAÇÃO DE CONCEITOS E TERMOS COMPLEXOS, O QUE CONSEQUENTEMENTE TEM DIFICULTADO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUANTO AOS CONTEÚDOS ABORDADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA. ASSIM, OS JOGOS CONSTITUEM-SE COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA QUE PODE SER UTILIZADA EM SALA DE AULA NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA, POIS PROMOVEM UMA INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES DE FORMA ESPONTÂNEA, E PERMITEM A PARTICIPAÇÃO DESDE A CONSTRUÇÃO DOS JOGOS ATÉ A SUA APLICAÇÃO. PARA TANTO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR SOBRE A CONSTRUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO ROLETA E TABULEIRO COM CARTAS DA BIOLOGIA (RTCBIO) APLICADO AO ENSINO DE BIOLOGIA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA COLETA DOS DADOS CONSISTIU NA APLICAÇÃO DE TREZE QUESTIONÁRIOS AOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUE VIVENCIARAM O JOGO E SUA ANÁLISE SE DEU A PARTIR DA TRANSCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS NOS QUESTIONÁRIOS. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS E NA REVISÃO DE LITERATURA REALIZADA, PERCEBEU-SE QUE O USO DE JOGOS E OUTROS INSTRUMENTOS LÚDICOS NO ENSINO POSSIBILITAM DIVERSOS BENEFÍCIOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS, COGNITIVOS E SIGNIFICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, PRINCIPALMENTE EM VIRTUDE DA PARTICIPAÇÃO, ENVOLVIMENTO, PROATIVIDADE E COOPERAÇÃO MANIFESTADA PELOS PARTICIPANTES DO JOGO, NO QUAL POSSIBILITOU DESPERTAR O INTERESSE PELOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA, RESULTANDO ASSIM EM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.