ALUNOS NA FASE DA ADOLESCÊNCIA PREOCUPAM-SE MUITO COM O QUE A SOCIEDADE PENSA A SEU RESPEITO, EM RELAÇÃO A SUAS ATITUDES E AÇÕES COTIDIANAS, A ESCOLA É UM LUGAR DE ENCONTRO DE DIVERSIDADE CULTURAL, ONDE FORMAM-SE DIVERSOS GRUPOS E COM ELES SURGEM AS MAIS VARIADAS EMOÇÕES, SÃO CONSTRUÍDAS EMOÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS ENTRE OS ALUNOS. ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E TEVE POR OBJETIVO VERIFICAR AS EMOÇÕES EXPRESSAS POR 63 ALUNOS DE 7° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFERENTE À COMO ENXERGAM-SE PERANTE A SOCIEDADE, SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS REFLEXÕES. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A OFICINA INTITULADA: EU SOU UM ICEBERG, QUE POR MEIO DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA NOS PERMITIU ELENCAR QUALIDADES, DEFEITOS, EMOÇÕES BOAS E RUINS E TABULAR ATRAVÉS DE CONCEITOS O PERFIL EMOCIONAL DAS TURMAS REFERENTE AS EMOÇÕES EXPRESSAS NA ATIVIDADE. SEGUNDO A ANÁLISE CONCEITUAL FEITA, 49% DOS ALUNOS ELENCARAM MAIS EMOÇÕES POSITIVAS E QUALIDADES, E 51% ELENCARAM NA MESMA PROPORÇÃO OU DERAM MAIOR ÊNFASE AS EMOÇÕES NEGATIVAS E DEFEITOS. ESTES DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DE VERIFICAR COM FREQUÊNCIA COMO OS ALUNOS SENTEM-SE EMOCIONALMENTE, PARA TRABALHAR HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O RESPEITO PRÓPRIO E COM OS COLEGAS, PARA UMA VIDA COLETIVA.