Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UMA ESCOLA DO MST: VISIBILIZANDO A REALIDADE ESCOLAR POR MEIO DA FALA DE UMA PROFESSORA MILITANTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, PEDAGOGIA DO MOVIMENTO, MST Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60076
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2812
    "inscrito_id" => 395
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UMA ESCOLA DO MST: VISIBILIZANDO A REALIDADE ESCOLAR POR MEIO DA FALA DE UMA PROFESSORA MILITANTE"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO REFERE-SE A PESQUISA FEITA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, ESTADO DO PARÁ NO ANO DE 2018 DURANTE A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO ESTÁGIO. ESSA PESQUISA BUSCA DAR VISIBILIDADE A PARTIR DA FALA DE UMA PROFESSORA CAMPONESA E MILITANTE DO MST DE COMO ACONTECE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NESSA ESCOLA. ALÉM DISSO, PROCURA COMPREENDER A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA PROFESSORA DO CAMPO NOS CONTEXTOS DA COMUNIDADE E DA ACADEMIA; CONHECER SOBRE O ACESSO DESSA PROFESSORA À FORMAÇÃO CONTINUADA E ENTENDER A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA LIGADA AOS CONHECIMENTOS DA COMUNIDADE. NESSE SENTIDO, A METODOLOGIA POSSUI ABORDAGEM QUALITATIVA E FOI UTILIZADA A TÉCNICA OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA PARA COLETAR OS DADOS. TEM-SE COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS PAULO FREIRE (2007), ARROYO (2012), CARDART (2009; 2012), MICHELOTTI E ZARREF (2016) QUE DIALOGAM COM OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA REFERENTE AO FATO DE QUE A EDUCAÇÃO PRATICADA NESSA ESCOLA BUSCA RESPEITAR E CONCILIAR OS CONHECIMENTOS DOS EDUCANDOS CAMPONESES E MILITANTES DO MST. OU SEJA, A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA ENTREVISTADA SE CONSTRÓI A PARTIR DAS PRÁTICAS E SABERES ADVINDOS DESSE MOVIMENTO SOCIAL DIALOGADOS COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. NESSE CONTEXTO, A EDUCAÇÃO DO CAMPO BUSCA RESPEITAR, VALORIZAR E CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES PARA QUE SE COMPREENDAM COMO SUJEITOS DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E NÃO MEROS RECEPTORES, MAS SIM, ATIVOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, PEDAGOGIA DO MOVIMENTO, MST"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID395_30082019160625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DE ARAÚJO NEVES"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancanevesaraujo5@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60076
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2812
    "inscrito_id" => 395
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UMA ESCOLA DO MST: VISIBILIZANDO A REALIDADE ESCOLAR POR MEIO DA FALA DE UMA PROFESSORA MILITANTE"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO REFERE-SE A PESQUISA FEITA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, ESTADO DO PARÁ NO ANO DE 2018 DURANTE A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO ESTÁGIO. ESSA PESQUISA BUSCA DAR VISIBILIDADE A PARTIR DA FALA DE UMA PROFESSORA CAMPONESA E MILITANTE DO MST DE COMO ACONTECE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NESSA ESCOLA. ALÉM DISSO, PROCURA COMPREENDER A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA PROFESSORA DO CAMPO NOS CONTEXTOS DA COMUNIDADE E DA ACADEMIA; CONHECER SOBRE O ACESSO DESSA PROFESSORA À FORMAÇÃO CONTINUADA E ENTENDER A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA LIGADA AOS CONHECIMENTOS DA COMUNIDADE. NESSE SENTIDO, A METODOLOGIA POSSUI ABORDAGEM QUALITATIVA E FOI UTILIZADA A TÉCNICA OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA PARA COLETAR OS DADOS. TEM-SE COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS PAULO FREIRE (2007), ARROYO (2012), CARDART (2009; 2012), MICHELOTTI E ZARREF (2016) QUE DIALOGAM COM OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA REFERENTE AO FATO DE QUE A EDUCAÇÃO PRATICADA NESSA ESCOLA BUSCA RESPEITAR E CONCILIAR OS CONHECIMENTOS DOS EDUCANDOS CAMPONESES E MILITANTES DO MST. OU SEJA, A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA ENTREVISTADA SE CONSTRÓI A PARTIR DAS PRÁTICAS E SABERES ADVINDOS DESSE MOVIMENTO SOCIAL DIALOGADOS COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. NESSE CONTEXTO, A EDUCAÇÃO DO CAMPO BUSCA RESPEITAR, VALORIZAR E CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES PARA QUE SE COMPREENDAM COMO SUJEITOS DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E NÃO MEROS RECEPTORES, MAS SIM, ATIVOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, PEDAGOGIA DO MOVIMENTO, MST"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID395_30082019160625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DE ARAÚJO NEVES"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancanevesaraujo5@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO REFERE-SE A PESQUISA FEITA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, ESTADO DO PARÁ NO ANO DE 2018 DURANTE A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO ESTÁGIO. ESSA PESQUISA BUSCA DAR VISIBILIDADE A PARTIR DA FALA DE UMA PROFESSORA CAMPONESA E MILITANTE DO MST DE COMO ACONTECE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NESSA ESCOLA. ALÉM DISSO, PROCURA COMPREENDER A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA PROFESSORA DO CAMPO NOS CONTEXTOS DA COMUNIDADE E DA ACADEMIA; CONHECER SOBRE O ACESSO DESSA PROFESSORA À FORMAÇÃO CONTINUADA E ENTENDER A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA LIGADA AOS CONHECIMENTOS DA COMUNIDADE. NESSE SENTIDO, A METODOLOGIA POSSUI ABORDAGEM QUALITATIVA E FOI UTILIZADA A TÉCNICA OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA PARA COLETAR OS DADOS. TEM-SE COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS PAULO FREIRE (2007), ARROYO (2012), CARDART (2009; 2012), MICHELOTTI E ZARREF (2016) QUE DIALOGAM COM OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA REFERENTE AO FATO DE QUE A EDUCAÇÃO PRATICADA NESSA ESCOLA BUSCA RESPEITAR E CONCILIAR OS CONHECIMENTOS DOS EDUCANDOS CAMPONESES E MILITANTES DO MST. OU SEJA, A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA ENTREVISTADA SE CONSTRÓI A PARTIR DAS PRÁTICAS E SABERES ADVINDOS DESSE MOVIMENTO SOCIAL DIALOGADOS COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. NESSE CONTEXTO, A EDUCAÇÃO DO CAMPO BUSCA RESPEITAR, VALORIZAR E CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES PARA QUE SE COMPREENDAM COMO SUJEITOS DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E NÃO MEROS RECEPTORES, MAS SIM, ATIVOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.