OS PRIMEIROS SOCORROS, DE ACORDO COM BRASIL (2003), PODEM SER DEFINIDOS COMO OS CUIDADOS IMEDIATOS A SEREM PRESTADOS RAPIDAMENTE A UMA PESSOA, VÍTIMA DE ACIDENTES OU DE MAL SÚBITO, CUJO ESTADO FÍSICO ALTERADO PÕE EM PERIGO A SUA VIDA. ESTE INSTRUMENTO DE PESQUISA TEM POR OBJETIVO AVALIAR O IMPACTO DO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONHECIMENTO E HABILIDADE DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E DISCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. O CENÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DESSE PROJETO AS TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE TUCANO NO INTERIOR DA BAHIA, QUE TRABALHA COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, COM APROXIMADAMENTE 100 FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES. CONSIDERANDO-SE QUE, NO AMBIENTE ESCOLAR, OS PROFESSORES TÊM MAIORES POSSIBILIDADES DE TESTEMUNHAR A OCORRÊNCIA DE SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E NECESSITAREM AGIR, FAZ-SE NECESSÁRIA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM PS COM O INTENTO EVITAR AS COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE PROCEDIMENTOS INADEQUADOS E OBJETIVANDO UM MELHOR PROGNÓSTICO. EM SUMA, FICA EVIDENTE QUE PARA O CONTROLE DAS COMPLICAÇÕES DOS INCIDENTES E AS SEQUELAS FAZ-SE NECESSÁRIO À PROMOÇÃO DA SAÚDE, ATRAVÉS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS.