A ESTATÍSTICA, COMO PARTE INTEGRANTE DO CURRÍCULO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, É BASTANTE UTILIZADA EM DIVERSOS RAMOS DA SOCIEDADE, NO INTUITO DE REALIZAR PESQUISAS, COLHER DADOS E PROCESSÁ-LOS, ANALISAR INFORMAÇÕES, APRESENTAR SITUAÇÕES ATRAVÉS DE GRÁFICOS DE FÁCIL COMPREENSÃO, SE MOSTRANDO, ASSIM, UM CAMINHO JUSTIFICADO A SER SEGUIDO. O ARTIGO POSTO, VISANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE GRÁFICOS PARA MOSTRAR RESULTADOS DEIXA UMA LEITURA MAIS AGRADÁVEL E SISTEMATICAMENTE OBJETIVA, TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA NA SALA DE AULA, DE UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE ENSINO PÚBLICO DE MACEIÓ-AL, A CAPACIDADE DELES DE IREM A CAMPO PARA UMA PESQUISA SOBRE UM PROBLEMA SOCIAL DE SEU BAIRRO, ESCOLHIDO POR ELES, COLETAR OS DADOS, COLOCAREM OS DADOS COLETADOS NO GRÁFICO E EXPOR A TURMA EXPLICANDO SUA INTERPRETAÇÃO GRÁFICA. UTILIZAMOS DA IDEIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, ONDE TRAZ A MATEMÁTICA MAIS SIGNIFICATIVA A REALIDADE DO ALUNO DANDO A ELE SENTIDO AO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO.