O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO A PROBLEMÁTICA A ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOCENTE NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS, NA QUAL O OBJETIVO GERAL OBTEVE EM ANALISAR A PRÁTICA DOCENTE QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA TURMA DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM QUE OS AUTORES QUE FUNDAMENTARAM ESTA PESQUISA FORAM: COMÊNIO (1966), PERRENOUD (1999), LUCKESI (1995), LOPES (1991) E SAVIANI (2008). O MÉTODO DA PESQUISA POSSUI ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO E EXPLORATÓRIA (MINAYO, 2001), O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZADO FOI UM ROTEIRO DE ENTREVISTA CONTENDO CINCO PERGUNTAS ABERTAS E O LÓCUS FOI EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ITAREMA-CE NA QUAL O SUJEITO DA PESQUISA FOI UM EDUCADOR. OS RESULTADOS APONTAM QUE O PROFESSOR REGENTE USA MÉTODOS DE AVALIAÇÃO CONFORME O MEIO SOCIAL EM QUE OS EDUCANDOS ESTÃO INSERIDOS, OBSERVANDO SEUS AVANÇOS E DIFICULDADES, COM O OBJETIVO DE AVANÇAR O DESEMPENHO ESCOLAR DOS MESMOS. CONCLUI-SE QUE O EDUCADOR ANALISA A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS E UTILIZA O MAIS FAVORÁVEL MÉTODO PARA A APLICAÇÃO DO ENSINO PARA A APRENDIZAGEM DOS MESMOS. É PERCEPTÍVEL QUE NOS TEMPOS ATUAIS A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM TEM COMO PRIMÓRDIO UMA EXCELENTE QUALIDADE DE ENSINO SUPERPONDO O SABER E O CONHECER DE SEUS ESTUDANTES.