ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO INTITULADO “FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) NA ÁREA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO”, PROMOVIDO PELO CURSO DE PEDAGOGIA
DA FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS- FACOL, EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO/PE. ESTE CURSO
JUSTIFICA-SE PELA PERTINÊNCIA DE CONSTRUIRMOS ESPAÇOS FORMATIVOS ESPECÍFICOS E DIFERENCIADOS QUE
CORROBOREM NO FAZER DOCENTE DE PROFESSORES(AS) QUE ATUAM EM ESCOLAS DO CAMPO, CONSIDERANDO QUE
OS(AS) MESMOS(AS) ENCONTRAM-SE EM CONSTANTE PROCESSO FORMATIVOS. NESSA DIREÇÃO, OBJETIVAMOS
PROPORCIONAR E DESENVOLVER CONJUNTAMENTE AOS(AS) PROFESSORES(AS)- CURSISTAS UMA FORMAÇÃO QUE SE
CENTRE NO DIÁLOGO TEÓRICO-METODOLÓGICO SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO/ ESCOLA DO CAMPO E PRÁTICA
PEDAGÓGICA DOCENTE. ESTE CURSO TEVE DURAÇÃO DE 20 H/A, REALIZADO ENTRE OS DIAS 13 E 17 DE ABRIL DE
2019, COM A PARTICIPAÇÃO DE DEZENOVE PROFESSORES(AS)-CURSISTAS. O PERCURSO METODOLÓGICO DESSA
ATIVIDADE CENTROU-SE NA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA (TEMPO FACULDADE E TEMPO COMUNIDADE) PROPONDO UM
DIÁLOGO CONTÍNUO COM OS ESPAÇOS-TEMPOS DE ATUAÇÃO DOS(AS) PARTICIPANTES. ESSA EXPERIÊNCIA
POSSIBILITOU REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS ACERCA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) QUE ATUAM NAS ESCOLAS
LOCALIZADAS NOS TERRITÓRIOS CAMPESINOS. SUBSIDIOU DISCUSSÕES SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROCESSO
DE FORMAÇÃO DOS(AS) DOS(AS) PROFESSORES(AS), PRODUZIU ESPAÇOS-TEMPOS DE PARTILHAS DE EXPERIÊNCIAS
VIVIDAS PELOS(AS) PROFESSORES(AS) E INSTIGOU A PRODUÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DE FORMAÇÃO DOCENTE E
EDUCAÇÃO DO CAMPO.