O PRESENTE TRABALHO TEM COM OBJETIVO PROPOR UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ONDULATÓRIA UTILIZANDO O JOGO PHYSICCOL COMO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM. A DISCUSSÃO SOBRE O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA AÇÃO EFETIVA DA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL. OS JOGOS MOBILIZAM, DE FORMA INTEGRADA, A COGNIÇÃO, EMOÇÕES E AÇÕES, GANHANDO SENTIDO E SIGNIFICADO IMEDIATO NA VISÃO DOS ALUNOS. A ONDULATÓRIA É A PARTE DA FÍSICA QUE ESTUDA AS ONDAS. SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCN, VEMOS UMA ORIENTAÇÃO QUANTO AO ESTUDO DA NATUREZA ONDULATÓRIA E QUÂNTICA DA LUZ E SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS MATERIAIS, ASSIM COMO A CODIFICAÇÃO E O TRANSPORTE DA ENERGIA, SENDO CONSIDERADOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA O INDIVÍDUO CONTEMPORÂNEO. ALÉM DISSO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC ACRESCENTA QUE O ESTUDO DAS ONDAS DEVE SER ATRELADA A ÁREA DA CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, POIS ELA, INFLUÊNCIA NO MODO COMO VIVEMOS, PENSAMOS E AGIMOS, ALÉM DE ENTENDER, FORMULAR AS EXPLICAÇÕES PARA O USO DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS NA REDE TELEFONIA CELULAR, MEIOS ELETRÔNICOS, E NA INTERNET SENDO DISCUTIDA EM ESPECIAL NA TEMÁTICA MATÉRIA E ENERGIA. O JOGO PHYSICOOL É RESULTADO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF), QUE PODE SER UTILIZADO PARA DIVERSOS CONTEÚDOS EM FÍSICA. DESTA FORMA, UTILIZANDO UMA UNIDADE DIDÁTICA CONTENDO 4 ETAPAS (1ª REALIZAÇÃO DE AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS SOBRE O TEMA; 2ª DESENVOLVIMENTO DO JOGO COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM; 3ª APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DE VERFICAÇÃO; 4ª REALIZAÇÃO DE AJUSTES) ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO DE CONCEITOS DE ONDULATÓRIA EM FÍSICA.