O ESTUDO DA TERMODINÂMICA VEM SE RELACIONANDO COM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS AO LONGO DO TEMPO, EM QUE, CADA VEZ MAIS SÃO EXIGIDOS MÉTODOS QUE ENVOLVAM AS PRATICAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E INTERDISCIPLINARIDADE. COM ISTO O OBJETIVO DA NOSSA PESQUISA É DEMONSTRAR, COMO A TERMODINÂMICA PODE SER ENSINADA PARA ESTUDANTES DA EJA POR MEIO DO REFRIGERADOR, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA. PARA ATINGIRMOS ESTE OBJETIVO BUSCAMOS: EXPLICAR, O FUNCIONAMENTO DO REFRIGERADOR; CONSTRUIR, RELAÇÕES ENTRE A TERMODINÂMICA E O FUNCIONAMENTO DAS MÁQUINAS TÉRMICAS; VERIFICAR, COMO A TEORIA DAS MÁQUINAS TÉRMICAS SE APLICAM NA PRÁTICA. A EJA DEVE SER PENSADA DE MODO A PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES A TEORIA E A PRÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA OU QUALQUER QUE SEJA A ÁREA, DESTE MODO GARANTIRÁ QUALIDADE DE ENSINO, POIS, NESTA ETAPA O PUBLICO NA SUA MAIORIA SÃO ADULTOS.