SABENDO DA IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO DOCENTE DENTRO DA ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO, A POLITICA DE QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR DURANTE SUA FORMAÇÃO SUPERIOR VEM GANHANDO MAIS ESPAÇO DENTRO DAS UNIVERSIDADES. DIANTE DISSO, O GOVERNO FEDERAL CRIOU PROGRAMAS COM O OBJETIVO DE POTENCIALIZAR OPORTUNIDADES DE MELHORA DA EDUCAÇÃO. ENTRE ESSES PROGRAMAS FOI CRIADO A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE TEM COMO PAPEL INSERIR O ESTUDANTE NAS ESCOLAS DANDO OPORTUNIDADE DE APRENDER NA PRÁTICA COM SUPERVISÃO DE UM PRECEPTOR. O PRESENTE TRABALHO TEM, ENTÃO, COMO OBJETIVO RELATAR E ANALISAR A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPE DIANTE DA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. OS RESULTADOS ADIQUIRIDOS FORAM, INICIALMENTE UMA MELHORA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, ALÉM DISSO, MELHORA NOS PLANEJAMENTOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS IMPORTANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TAIS COMO BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E PARÂMETROS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERNAMBUCO JUNTAMENTE COM O DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DAS ESCOLAS. POR FIM, A VIVÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR DURANTE A GRADUAÇÃO DEMONSTRA O QUANTO É IMPORTANTE PARA O ESTUDANTE CONHECER E ENTENDER SEU FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO: A ESCOLA.