O PRESENTE TRABALHO TEM COMO INTUITO COMPARTILHAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO COM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE, A PARTIR DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), VISANDO UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE NA TEMÁTICA: PARTICIPAÇÃO DOS POVOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA SOCIEDADE BRASILEIRA, ARTICULANDO O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E A DIVERSIDADE CULTURAL. PORTANTO, TIVEMOS COMO OBJETIVO POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO ENTRE AS CRIANÇAS E O RECONHECIMENTO DAS HERANÇAS CULTURAIS QUE VIVENCIAMOS E FAZEM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA CULTURAL E SOCIAL. PARA ISSO, REALIZAMOS QUATRO OBSERVAÇÕES EXPLORATÓRIAS COM O PROPÓSITO DE IDENTIFICAR AS LACUNAS E OS SABERES PRÉVIOS QUE A TURMA JÁ TINHA SOBRE O ASSUNTO, ALÉM DE ENTREVISTAS E CONVERSAS INFORMAIS COM A PROFESSORA REGENTE DA TURMA. EM SEGUIDA, REALIZAMOS QUATRO REGÊNCIAS A FIM DE PRODUZIR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS MAIS EFETIVOS E PROMOVER TRANSFORMAÇÕES DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR.