PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE COMO SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61970 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2184 "inscrito_id" => 11511 "titulo" => "PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE COMO SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA" "resumo" => "A BAIXA PERCEPÇÃO HUMANA SOBRE O AMBIENTE EM QUE VIVE, PODE SER O PRINCIPAL FATOR PARA O DESCASO COM A NATUREZA. A INSUFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO HODIERNO, FRENTE AO CONSUMO QUE SE FAZ DAS PRODUÇÕES INDUSTRIAIS EFÊMERAS, ASSOCIADO À FALTA DE POLÍTICAS QUE VALORIZEM O AMBIENTE, ENQUANTO PATRIMÔNIO PÚBLICO FAVORECE A DEGRADAÇÃO DA NATUREZA. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM MEIO AMBIENTE, LOCALIZADO EM UM MUNICÍPIO DO SEMIÁRIDO CEARENSE, COMO SUBSÍDIO PARA POSTERIOR PLANEJAMENTO DE AÇÕES QUE PROMOVAM O MELHOR ENGAJAMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PARA TANTO, APLICOU-SE NO ESTUDO UMA METODOLOGIA FUNDAMENTADA NA ABORDAGEM MULTIMÉTODO, REALIZANDO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ENTREVISTAS E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS EXPLANAM QUE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA, ATRAVÉS DE PROJETOS QUE ENVOLVAM A COMUNIDADE ESCOLAR E EXTERNA A ESTA, DEVEM CONSIDERAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS DIVERSOS ATORES. PODE-SE CONSIDERAR QUE, O DESPERTAR DOS EDUCADORES E EDUCANDOS, NO SENTIDO DE AMPLIAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL, SOLICITA AÇÕES PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS, PAUTADOS NO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO HUMANO-NATUREZA COM VISTAS À SUSTENTABILIDADE, BUSCANDO AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE O TERRITÓRIO VIVIDO, PROPONDO SOLUÇÕES AOS IMPACTOS GERADOS SOBRE O AMBIENTE, DE FORMA ÉTICA, SOLIDÁRIA E PARTICIPATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA, DÉFICIT DE NATUREZA, SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID11511_15082019201800.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEMAR MAIA FILHO" "autor_nome_curto" => "ADEMAR MAIA" "autor_email" => "ademarfilho_9@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61970 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2184 "inscrito_id" => 11511 "titulo" => "PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE COMO SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA" "resumo" => "A BAIXA PERCEPÇÃO HUMANA SOBRE O AMBIENTE EM QUE VIVE, PODE SER O PRINCIPAL FATOR PARA O DESCASO COM A NATUREZA. A INSUFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO HODIERNO, FRENTE AO CONSUMO QUE SE FAZ DAS PRODUÇÕES INDUSTRIAIS EFÊMERAS, ASSOCIADO À FALTA DE POLÍTICAS QUE VALORIZEM O AMBIENTE, ENQUANTO PATRIMÔNIO PÚBLICO FAVORECE A DEGRADAÇÃO DA NATUREZA. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM MEIO AMBIENTE, LOCALIZADO EM UM MUNICÍPIO DO SEMIÁRIDO CEARENSE, COMO SUBSÍDIO PARA POSTERIOR PLANEJAMENTO DE AÇÕES QUE PROMOVAM O MELHOR ENGAJAMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PARA TANTO, APLICOU-SE NO ESTUDO UMA METODOLOGIA FUNDAMENTADA NA ABORDAGEM MULTIMÉTODO, REALIZANDO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ENTREVISTAS E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS EXPLANAM QUE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA, ATRAVÉS DE PROJETOS QUE ENVOLVAM A COMUNIDADE ESCOLAR E EXTERNA A ESTA, DEVEM CONSIDERAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS DIVERSOS ATORES. PODE-SE CONSIDERAR QUE, O DESPERTAR DOS EDUCADORES E EDUCANDOS, NO SENTIDO DE AMPLIAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL, SOLICITA AÇÕES PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS, PAUTADOS NO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO HUMANO-NATUREZA COM VISTAS À SUSTENTABILIDADE, BUSCANDO AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE O TERRITÓRIO VIVIDO, PROPONDO SOLUÇÕES AOS IMPACTOS GERADOS SOBRE O AMBIENTE, DE FORMA ÉTICA, SOLIDÁRIA E PARTICIPATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA, DÉFICIT DE NATUREZA, SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID11511_15082019201800.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEMAR MAIA FILHO" "autor_nome_curto" => "ADEMAR MAIA" "autor_email" => "ademarfilho_9@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }