SILVA, Moisés Soares Da. Ensino confessional: a tempo e fora de tempo?. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60238>. Acesso em: 02/11/2024 12:17
A VISÃO HOLÍSTICA NO PROCESSO DA FORMAÇÃO CIDADÃ É UMA ARTE QUE GERALMENTE SE DENOMINA COMO SUCESSO A MÉDIO E LONGO PRAZO, A ALCANCE MUITO MAIOR, PARA TODA A VIDA. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO CONFESSIONAL, CREDENCIA, NUMA PERSPECTIVA EFETIVA, O SER PARTE DA CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS NA BUSCA DO SUCESSO NA FORMAÇÃO CIDADÃ. HOJE A EDUCAÇÃO, TEM BUSCADO ESTREITAR UMA PARCERIA ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO, COM O OBJETIVO DE INTERAÇÃO, ENVOLVIMENTO, PARTICIPAÇÃO E AFETIVIDADE QUE TRANSMITAM CONFIANÇA. A BUSCA PELO RESGATE DE SENTIMENTOS E VALORES MORAIS COMO: RESPEITO, ATENÇÃO, EDUCAÇÃO, COMPROMISSO, LEALDADE, ENTRE OUTROS SÃO ENCONTRADOS DE MANEIRA INTENCIONAL NO ENSINO CONFESSIONAL, ONDE ATRAVÉS DO CONTATO PESSOAL, FACE A FACE, O ALUNO É MOTIVADO DE MANEIRA MAIS NATURAL POSSÍVEL, TANTO DENTRO COMO FORA DO AMBIENTE DE ENSINO, A SE RELACIONAR COM OS IDEAIS DE UMA SOCIEDADE QUE AGONIZA ENTRE O IDEAL E REAL, A TEMPO E FORA DE TEMPO. A APLICAÇÃO DESSES VALORES INDISPENSÁVEIS NA FORMAÇÃO CIDADÃ. E COMO FACILITADORES, HAJA VISTA MUITOS ATORES DA REDE DE ENSINO CONFESSIONAL OU LAICO NÃO ACREDITAREM NO PROPOSTO, OU SEJA, NESSE PROCESSO DE VALIDAÇÃO DO ENSINO IDEAL. SE FAZ NECESSÁRIO AVANÇAR NO DEVER DE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA E O USO DOS VALORES PARA VIDA EM NOSSAS REDES DE ENSINO. A GERAÇÃO ATUAL ESTÁ SUSCEPTÍVEL AO FRACASSO, POR BUSCAR APENAS PREENCHER LACUNAS EGOISTICAMENTE ÉTICAS, QUE VISAM APENAS A FORMAÇÃO ACADÊMICA. ENTRETANTO ESSA PRÁTICA SUFOCA, E MUITO, O REAL SENTIDO DA VIDA E DE NOSSA FORMAÇÃO.