O PRESENTE ARTIGO, INTITULADO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO, SURGIU A PARTIR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, ENCONTRADA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM. TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, VISANDO IDENTIFICAR AS HABILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE DIZEM OS TEÓRICOS ESPECIALISTAS DA ÁREA A RESPEITO DO ENSINO DA LÍNGUA, CENTRALIZADOS NO ENSINO MÉDIO. PRETENDEU-SE AINDA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA MATERNA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA, ATENTANDO PARA OS RECURSOS UTILIZADOS PELO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FRENTE A SUA TURMA E INVESTIGANDO SE ESTES PROPORCIONAVAM UM ENSINO DE QUALIDADE DA LÍNGUA. POR FIM, ASPIROU-SE TAMBÉM DIALOGAR TEORIA E PRÁTICA, RELACIONANDO O QUE É DISCUTIDO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA COM A REALIDADE MINISTRADA NAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA, PRINCIPALMENTE, DO ENSINO DA GRAMÁTICA, POIS NAS AULAS QUE PUDERAM SER OBSERVADAS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELA TEM MAIOR PREDOMINÂNCIA. A METODOLOGIA DESSA PESQUISA BASEIA-SE EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA DE CAMPO. FORAM CONSULTADOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO, QUE PODERÃO SER OBSERVADOS NAS DISCUSSÕES DA PESQUISA, E AUTORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO SÍRIO POSSENTI (2008), IRANDÉ ANTUNES (2003), ENTRE OUTROS QUE SERÃO CITADOS NO DECORRER DO TEXTO.