Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, GRAMÁTICA, PRÁTICAS METODOLÓGICAS, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61362
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2354
    "inscrito_id" => 7292
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO, INTITULADO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO, SURGIU A PARTIR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, ENCONTRADA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM. TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, VISANDO IDENTIFICAR AS HABILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE DIZEM OS TEÓRICOS ESPECIALISTAS DA ÁREA A RESPEITO DO ENSINO DA LÍNGUA, CENTRALIZADOS NO ENSINO MÉDIO. PRETENDEU-SE AINDA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA MATERNA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA, ATENTANDO PARA OS RECURSOS UTILIZADOS PELO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FRENTE A SUA TURMA E INVESTIGANDO SE ESTES PROPORCIONAVAM UM ENSINO DE QUALIDADE DA LÍNGUA. POR FIM, ASPIROU-SE TAMBÉM DIALOGAR TEORIA E PRÁTICA, RELACIONANDO O QUE É DISCUTIDO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA COM A REALIDADE MINISTRADA NAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA, PRINCIPALMENTE, DO ENSINO DA GRAMÁTICA, POIS NAS AULAS QUE PUDERAM SER OBSERVADAS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELA TEM MAIOR PREDOMINÂNCIA. A METODOLOGIA DESSA PESQUISA BASEIA-SE EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA DE CAMPO. FORAM CONSULTADOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO, QUE PODERÃO SER OBSERVADOS NAS DISCUSSÕES DA PESQUISA, E AUTORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO SÍRIO POSSENTI (2008), IRANDÉ ANTUNES (2003), ENTRE OUTROS QUE SERÃO CITADOS NO DECORRER DO TEXTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, GRAMÁTICA, PRÁTICAS METODOLÓGICAS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID7292_16082019171952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE MOREIRA PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE MOREIRA"
    "autor_email" => "henriquemoreira3@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61362
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2354
    "inscrito_id" => 7292
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO, INTITULADO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO, SURGIU A PARTIR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, ENCONTRADA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM. TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, VISANDO IDENTIFICAR AS HABILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE DIZEM OS TEÓRICOS ESPECIALISTAS DA ÁREA A RESPEITO DO ENSINO DA LÍNGUA, CENTRALIZADOS NO ENSINO MÉDIO. PRETENDEU-SE AINDA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA MATERNA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA, ATENTANDO PARA OS RECURSOS UTILIZADOS PELO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FRENTE A SUA TURMA E INVESTIGANDO SE ESTES PROPORCIONAVAM UM ENSINO DE QUALIDADE DA LÍNGUA. POR FIM, ASPIROU-SE TAMBÉM DIALOGAR TEORIA E PRÁTICA, RELACIONANDO O QUE É DISCUTIDO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA COM A REALIDADE MINISTRADA NAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA, PRINCIPALMENTE, DO ENSINO DA GRAMÁTICA, POIS NAS AULAS QUE PUDERAM SER OBSERVADAS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELA TEM MAIOR PREDOMINÂNCIA. A METODOLOGIA DESSA PESQUISA BASEIA-SE EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA DE CAMPO. FORAM CONSULTADOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO, QUE PODERÃO SER OBSERVADOS NAS DISCUSSÕES DA PESQUISA, E AUTORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO SÍRIO POSSENTI (2008), IRANDÉ ANTUNES (2003), ENTRE OUTROS QUE SERÃO CITADOS NO DECORRER DO TEXTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, GRAMÁTICA, PRÁTICAS METODOLÓGICAS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID7292_16082019171952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE MOREIRA PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE MOREIRA"
    "autor_email" => "henriquemoreira3@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO, INTITULADO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO, SURGIU A PARTIR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, ENCONTRADA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM. TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, VISANDO IDENTIFICAR AS HABILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE DIZEM OS TEÓRICOS ESPECIALISTAS DA ÁREA A RESPEITO DO ENSINO DA LÍNGUA, CENTRALIZADOS NO ENSINO MÉDIO. PRETENDEU-SE AINDA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA MATERNA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA, ATENTANDO PARA OS RECURSOS UTILIZADOS PELO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FRENTE A SUA TURMA E INVESTIGANDO SE ESTES PROPORCIONAVAM UM ENSINO DE QUALIDADE DA LÍNGUA. POR FIM, ASPIROU-SE TAMBÉM DIALOGAR TEORIA E PRÁTICA, RELACIONANDO O QUE É DISCUTIDO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA COM A REALIDADE MINISTRADA NAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA, PRINCIPALMENTE, DO ENSINO DA GRAMÁTICA, POIS NAS AULAS QUE PUDERAM SER OBSERVADAS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELA TEM MAIOR PREDOMINÂNCIA. A METODOLOGIA DESSA PESQUISA BASEIA-SE EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA DE CAMPO. FORAM CONSULTADOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO, QUE PODERÃO SER OBSERVADOS NAS DISCUSSÕES DA PESQUISA, E AUTORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO SÍRIO POSSENTI (2008), IRANDÉ ANTUNES (2003), ENTRE OUTROS QUE SERÃO CITADOS NO DECORRER DO TEXTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.