O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É APRESENTAR UMA REFLEXÃO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA COMO FONTE DE ESTUDO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A OBRA LITERÁRIA, ALÉM DE SER PRODUTO DE SEU TEMPO, É REFLEXO DAS CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS DO MEIO EM QUE OS AUTORES SE INSEREM. DESSE MODO, CONFIGURA-SE COMO UMA IMPORTANTE FONTE DE ESTUDO DA HISTÓRIA E MAIS ESPECIFICAMENTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A METODOLOGIA UTILIZADA É DE NATUREZA HISTORIOGRÁFICA, COM FOCO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, A PARTIR DA LEITURA ANALÍTICA DE MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, DE MACHADO DE ASSIS. AO LONGO DO ARTIGO, VERIFICA-SE QUE, POR MEIO DE OBRAS FICCIONAIS, É POSSÍVEL ANALISAR A CONFIGURAÇÃO E A RECONFIGURAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA, NO PROJETO EDUCACIONAL REPUBLICANO. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, FAREMOS USO DAS CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDIOSOS COMO SANDRA PESAVENTO, ANTONIO CANDIDO, PAUL RICOEUR E DERMEVAL SAVIANI.