ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MONSENHOR CONSTANTINO VIEIRA, UIRAÚNA, PARAÍBA, DURANTE O ANO DE 2018. COM O TÍTULO “ENSINANDO REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA PARA VISUAIS E INVISUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA POR MEIO DA CARTOGRAFIA TÁTIL”, ESTE PROJETO BUSCOU TRABALHAR O CONTEÚDO DE REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA DO 7° ANO DE UM MODO INCLUSIVO, PERMITINDO A PERFEITA INSERÇÃO DA ALUNA DEFICIENTE VISUAL (INVISUAL) QUE FAZ PARTE DA TURMA. O OBJETIVO DO PROJETO FOI PERMITIR O ESTUDO DAS REGIÕES BRASILEIRAS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MAPAS TÁTEIS. FORAM TRABALHADOS OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA EM CONSONÂNCIA COM OS TEMAS TRANSVERSAIS NECESSÁRIOS À CONSCIENTIZAÇÃO DOS EDUCANDOS SOBRE AS QUESTÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TODO O REFERENCIAL TEÓRICO DO TRABALHO FOI BALIZADO NA PRODUÇÃO DOS MEMBROS DO LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA TÁTIL E ESCOLAR (LABOTATE) DA UFSC, SINTETIZADA NO LIVRO “MOTIVAÇÕES HODIERNAS PARA ENSINAR GEOGRAFIA: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO PARA VISUAIS E INVISUAIS” DA PROFESSORA RUTH EMÍLIA NOGUEIRA. O MATERIAL PEDAGÓGICO FOI PRODUZIDO POR DUAS EQUIPES, UTILIZANDO MATERIAIS SIMPLES E DE FÁCIL ACESSO. APÓS OFICINAS PARA A SINTETIZAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS, DA ESCRITA EM BRAILLE E DA ELABORAÇÃO DO MAPA MODELO SOBRE A REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL, CADA EQUIPE PRODUZIU O SEU PRÓPRIO MAPA. OS ALUNOS MELHORARAM SIGNIFICATIVAMENTE NO SEU MODO DE SE RELACIONAR EM SALA, DEMONSTRARAM MAIS INICIATIVA E ESPIRITO DE GRUPO. TAMBÉM MELHORARAM O ENTENDIMENTO ACERCA DO ASSUNTO ESTUDADO (REGIONALIZAÇÃO), TENDO EM VISTA QUE TINHAM DIFICULDADE EM RELAÇÃO À ESPACIALIZAÇÃO DO LUGAR ONDE MORAM E DA ESCALA REGIONAL QUE OCUPAM.