ALBUQUERQUE, Rosangela Maria et al.. Elevem mathematikós. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60218>. Acesso em: 22/11/2024 14:42
ESTE TRABALHO APRESENTA O PROJETO DE PESQUISA, DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ELEVEM MATEHMATIKÓS DESENVOLVIDO NA EEM SÃO FRANCISCO DA CRUZ NO ANO DE 2018. O PROJETO FOI APLICADO NAS TURMAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, E TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ELEVAR OS ÍNDICES DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, NA REFERIDA SÉRIE/ANO, NESSA DISCIPLINA, FAZENDO COM QUE ESTES AVANÇASSEM DE NÍVEL DE PROFICIÊNCIA NA AVALIAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, CONTANDO COM ELEMENTOS DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE, NA QUAL OCORRE O ENVOLVIMENTO DOS PESQUISADORES E DOS PESQUISADOS NO PROCESSO DE PESQUISA. UTILIZOU-SE DE DIVERSAS ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS TRAÇADOS, DAS QUAIS, DESTACA-SE A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA, POR MEIO DA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO ENVOLVENDO OS DESCRITORES DE MATEMÁTICAS COBRADOS NA REFERIDA AVALIAÇÃO, QUE SÃO OS CHAMADOS DESCRITORES DO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ (SPAECE). COMO RESULTADOS QUANTITATIVOS, VERIFICOU-SE QUE HOUVE AVANÇO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, COMPARANDO-SE AS QUANTIDADES DE ACERTOS DOS CINCO DESCRITORES MAIS CRÍTICOS DA PRIMEIRA AVALIÇÃO, COM AS QUANTIDADES DE ACERTOS DESSES MESMOS DESCRITORES NA TERCEIRA AVALIAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR. OBSERVOU-SE TAMBÉM A ELEVAÇÃO DA PORCENTAGEM POR NÍVEL DE PROFICIÊNCIA, POR MEIO DA COMPARAÇÃO DOS DADOS DESSAS DUAS PROVAS. QUALITATIVAMENTE, PERCEBEU-SE QUE OS ESTUDANTES SE SENTIRAM MAIS ATRAÍDOS PARA PARTICIPAR DAS AULAS E ESTIMULADOS A ESTUDAR. PORTANTO, CONSIDERA-SE QUE OS FRUTOS DO PROJETO FORAM POSITIVOS E INFLUENCIARAM NO RENDIMENTO ESCOLAR DOS DISCENTES.