O TEXTO PRETENDE APRESENTAR O RESULTADO DA PESQUISA PIBIC/UEPB COTA 2017/2018, QUE TEVE COMO
OBJETIVO INVESTIGAR DE QUE FORMA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
(PARFOR), VIGENTE DESDE 2009, CONTRIBUIU PARA A CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REGIÃO DO
BREJO E AGRESTE PARAIBANOS, IMPRIMINDO MUDANÇAS NO PERFIL DOS GESTORES-ALUNOS DO CURSO DE
GRADUAÇÃO. APRESENTANDO UMA ABORDAGEM TEÓRICA REFLEXIVA SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA
BRASILEIRA E SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE SEUS GESTORES. O FOCO DA
ANÁLISE SÃO OS (AS) ALUNOS(AS) DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO PARFOR OFERECIDOS PELA UEPB NO
MUNICÍPIO DE GUARABIRA, ABRANGENDO TODOS OS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO BREJO E AGRESTE
PARAIBANO. DENTRO DO MÉTODO DIALÉTICO DE ANÁLISE, PRIMAMOS PORS UM RECORTE DOS MUNICÍPIOS DA
MICRORREGIÃO COM ÊNFASE PARA AQUELES QUE TÊM AS ESCOLAS COM O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS, A EXEMPLO
DE GUARABIRA, MULUNGU, ALAGOINHA, CUITEGI, PIRPIRITUBA E ARAÇAGI. NESSA PERSPECTIVA, A BASE TEÓRICA DE
FUNDAMENTAÇÃO DESTACA AUTORES COMO: (PARO, 1997), (AGUIAR, 2004), (FERREIRA, 2001),
(VIANNA 1986), (LUCK, 1998), (FREIRE, 2009), (LIBÂNEO, 2004), (CURY, 1997), (DEMO,
1992), (SANDER, 2007), (DOURADO, 2010), (OLIVEIRA; PORTELA, 2007). ESTES AUTORES
FORTALECEM O ESTUDO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ENFOCANDO A EVOLUÇÃO
DA EDUCAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DO ESTABELECIMENTO DA DEMOCRACIA NAS ESCOLAS, ALÉM DE ENFATIZAREM
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE SEUS QUADROS DOCENTES. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADO O
REGISTRO DOS DEPOIMENTOS DOS GESTORES QUE COMPUSERAM A PESQUISA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS
SEMIESTRUTURADAS, AS QUAIS FORAM COLETADAS POR MEIO DE APARELHOS DE GRAVAÇÃO SONORA.