Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO PARFOR/ UEPB/POLO - GUARABIRA: FORTALECENDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA!

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, PARFOR Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58344
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5802
    "inscrito_id" => 10108
    "titulo" => """
      A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO PARFOR/\r\n
      UEPB/POLO - GUARABIRA: FORTALECENDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA!
      """
    "resumo" => """
      O TEXTO PRETENDE APRESENTAR O RESULTADO DA PESQUISA PIBIC/UEPB COTA 2017/2018, QUE TEVE COMO\r\n
      OBJETIVO INVESTIGAR DE QUE FORMA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA\r\n
      (PARFOR), VIGENTE DESDE 2009, CONTRIBUIU PARA A CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REGIÃO DO\r\n
      BREJO E AGRESTE PARAIBANOS, IMPRIMINDO MUDANÇAS NO PERFIL DOS GESTORES-ALUNOS DO CURSO DE\r\n
      GRADUAÇÃO. APRESENTANDO UMA ABORDAGEM TEÓRICA REFLEXIVA SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA\r\n
      BRASILEIRA E SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE SEUS GESTORES. O FOCO DA\r\n
      ANÁLISE SÃO OS (AS) ALUNOS(AS) DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO PARFOR OFERECIDOS PELA UEPB NO\r\n
      MUNICÍPIO DE GUARABIRA, ABRANGENDO TODOS OS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO BREJO E AGRESTE\r\n
      PARAIBANO. DENTRO DO MÉTODO DIALÉTICO DE ANÁLISE, PRIMAMOS PORS UM RECORTE DOS MUNICÍPIOS DA\r\n
      MICRORREGIÃO COM ÊNFASE PARA AQUELES QUE TÊM AS ESCOLAS COM O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS, A EXEMPLO\r\n
      DE GUARABIRA, MULUNGU, ALAGOINHA, CUITEGI, PIRPIRITUBA E ARAÇAGI. NESSA PERSPECTIVA, A BASE TEÓRICA DE\r\n
      FUNDAMENTAÇÃO DESTACA AUTORES COMO: (PARO, 1997), (AGUIAR, 2004), (FERREIRA, 2001),\r\n
      (VIANNA 1986), (LUCK, 1998), (FREIRE, 2009), (LIBÂNEO, 2004), (CURY, 1997), (DEMO,\r\n
      1992), (SANDER, 2007), (DOURADO, 2010), (OLIVEIRA; PORTELA, 2007). ESTES AUTORES\r\n
      FORTALECEM O ESTUDO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ENFOCANDO A EVOLUÇÃO\r\n
      DA EDUCAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DO ESTABELECIMENTO DA DEMOCRACIA NAS ESCOLAS, ALÉM DE ENFATIZAREM\r\n
      A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE SEUS QUADROS DOCENTES. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADO O\r\n
      REGISTRO DOS DEPOIMENTOS DOS GESTORES QUE COMPUSERAM A PESQUISA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS\r\n
      SEMIESTRUTURADAS, AS QUAIS FORAM COLETADAS POR MEIO DE APARELHOS DE GRAVAÇÃO SONORA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, PARFOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10108_03102019221240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA DE FÁTIMA GUEDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA GUEDES"
    "autor_email" => "monicachuepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58344
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5802
    "inscrito_id" => 10108
    "titulo" => """
      A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO PARFOR/\r\n
      UEPB/POLO - GUARABIRA: FORTALECENDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA!
      """
    "resumo" => """
      O TEXTO PRETENDE APRESENTAR O RESULTADO DA PESQUISA PIBIC/UEPB COTA 2017/2018, QUE TEVE COMO\r\n
      OBJETIVO INVESTIGAR DE QUE FORMA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA\r\n
      (PARFOR), VIGENTE DESDE 2009, CONTRIBUIU PARA A CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REGIÃO DO\r\n
      BREJO E AGRESTE PARAIBANOS, IMPRIMINDO MUDANÇAS NO PERFIL DOS GESTORES-ALUNOS DO CURSO DE\r\n
      GRADUAÇÃO. APRESENTANDO UMA ABORDAGEM TEÓRICA REFLEXIVA SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA\r\n
      BRASILEIRA E SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE SEUS GESTORES. O FOCO DA\r\n
      ANÁLISE SÃO OS (AS) ALUNOS(AS) DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO PARFOR OFERECIDOS PELA UEPB NO\r\n
      MUNICÍPIO DE GUARABIRA, ABRANGENDO TODOS OS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO BREJO E AGRESTE\r\n
      PARAIBANO. DENTRO DO MÉTODO DIALÉTICO DE ANÁLISE, PRIMAMOS PORS UM RECORTE DOS MUNICÍPIOS DA\r\n
      MICRORREGIÃO COM ÊNFASE PARA AQUELES QUE TÊM AS ESCOLAS COM O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS, A EXEMPLO\r\n
      DE GUARABIRA, MULUNGU, ALAGOINHA, CUITEGI, PIRPIRITUBA E ARAÇAGI. NESSA PERSPECTIVA, A BASE TEÓRICA DE\r\n
      FUNDAMENTAÇÃO DESTACA AUTORES COMO: (PARO, 1997), (AGUIAR, 2004), (FERREIRA, 2001),\r\n
      (VIANNA 1986), (LUCK, 1998), (FREIRE, 2009), (LIBÂNEO, 2004), (CURY, 1997), (DEMO,\r\n
      1992), (SANDER, 2007), (DOURADO, 2010), (OLIVEIRA; PORTELA, 2007). ESTES AUTORES\r\n
      FORTALECEM O ESTUDO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ENFOCANDO A EVOLUÇÃO\r\n
      DA EDUCAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DO ESTABELECIMENTO DA DEMOCRACIA NAS ESCOLAS, ALÉM DE ENFATIZAREM\r\n
      A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE SEUS QUADROS DOCENTES. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADO O\r\n
      REGISTRO DOS DEPOIMENTOS DOS GESTORES QUE COMPUSERAM A PESQUISA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS\r\n
      SEMIESTRUTURADAS, AS QUAIS FORAM COLETADAS POR MEIO DE APARELHOS DE GRAVAÇÃO SONORA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, PARFOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10108_03102019221240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA DE FÁTIMA GUEDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA GUEDES"
    "autor_email" => "monicachuepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TEXTO PRETENDE APRESENTAR O RESULTADO DA PESQUISA PIBIC/UEPB COTA 2017/2018, QUE TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR DE QUE FORMA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), VIGENTE DESDE 2009, CONTRIBUIU PARA A CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REGIÃO DO BREJO E AGRESTE PARAIBANOS, IMPRIMINDO MUDANÇAS NO PERFIL DOS GESTORES-ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO. APRESENTANDO UMA ABORDAGEM TEÓRICA REFLEXIVA SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA BRASILEIRA E SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE SEUS GESTORES. O FOCO DA ANÁLISE SÃO OS (AS) ALUNOS(AS) DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO PARFOR OFERECIDOS PELA UEPB NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA, ABRANGENDO TODOS OS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO BREJO E AGRESTE PARAIBANO. DENTRO DO MÉTODO DIALÉTICO DE ANÁLISE, PRIMAMOS PORS UM RECORTE DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO COM ÊNFASE PARA AQUELES QUE TÊM AS ESCOLAS COM O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS, A EXEMPLO DE GUARABIRA, MULUNGU, ALAGOINHA, CUITEGI, PIRPIRITUBA E ARAÇAGI. NESSA PERSPECTIVA, A BASE TEÓRICA DE FUNDAMENTAÇÃO DESTACA AUTORES COMO: (PARO, 1997), (AGUIAR, 2004), (FERREIRA, 2001), (VIANNA 1986), (LUCK, 1998), (FREIRE, 2009), (LIBÂNEO, 2004), (CURY, 1997), (DEMO, 1992), (SANDER, 2007), (DOURADO, 2010), (OLIVEIRA; PORTELA, 2007). ESTES AUTORES FORTALECEM O ESTUDO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ENFOCANDO A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DO ESTABELECIMENTO DA DEMOCRACIA NAS ESCOLAS, ALÉM DE ENFATIZAREM A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE SEUS QUADROS DOCENTES. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADO O REGISTRO DOS DEPOIMENTOS DOS GESTORES QUE COMPUSERAM A PESQUISA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, AS QUAIS FORAM COLETADAS POR MEIO DE APARELHOS DE GRAVAÇÃO SONORA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.