EM 2017-2018 INVESTIGAMOS SOBRE QUAIS OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE OS PROFESSORES DE FÍSICA DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA UTILIZAM EM SUA PRÁTICA. A PARTIR DO LEVANTAMENTO REALIZADO SUGERIMOS, EM NOVA FASE DA PESQUISA ENTRE 2018-2019, FORMAS DIFERENCIADAS DE AVALIAÇÃO. ACREDITAMOS QUE A RELEVÂNCIA DESTA PROPOSTA PARA ESTUDO E PESQUISA, ESTÁ NA SUA VINCULAÇÃO DIRETA COM O COTIDIANO ESCOLAR, OFERECENDO VALIOSA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. TIVEMOS COMO OBJETIVO EXPANDIR A PESQUISA, OFERECENDO SUGESTÕES DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS AOS PROFESSORES, A PARTIR DO LEVANTAMENTO REALIZADO. PARA CONSECUÇÃO DO OBJETIVO PROPOSTO UTILIZAMOS A ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. COM BASE NAS ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS E, NO CONFRONTO COM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, CHEGAMOS ÀS SEGUINTES SUGESTÕES DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS AOS PROFESSORES: MAPA CONCEITUAL, AUTOAVALIAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO COM INDICADORES DE APRENDIZAGEM. COMO CULMINÂNCIA DO TRABALHO DE PESQUISA, FOI REALIZADO UM WORKSHOP COM OS DOCENTES ENFATIZANDO ESSAS POSSIBILIDADES AVALIATIVAS. NOSSO INTUITO FOI IR ALÉM DE IDENTIFICAR E ENTENDER A MANEIRA COMO OS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DA REDE MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA AVALIAM. ESPERAMOS TER POSSIBILITADO A ESSE GRUPO DE PROFESSORES AMPLIAR AS PERSPECTIVAS DE AÇÃO- REFLEXÃO-AÇÃO SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO PARA ATINGIR O OBJETIVO DO ENSINO QUE É O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES CONCEITUAIS DA DISCIPLINA, PROMOVER AS CAPACIDADES DE AUTONOMIA, DE RELAÇÃO INTERPESSOAL E DE INSERÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES PARA QUE ALCANCEM AO ENSINO SUPERIOR OU PARA QUE SEJAM BONS PROFISSIONAIS, ATUANDO DE FORMA CONSCIENTE, CRÍTICA E PARTICIPATIVA NO MEIO EM QUE SE INSERIREM.