AVALIAÇÃO EM FÍSICA: SUGESTÕES DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59418 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1328 "inscrito_id" => 4704 "titulo" => "AVALIAÇÃO EM FÍSICA: SUGESTÕES DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS" "resumo" => "EM 2017-2018 INVESTIGAMOS SOBRE QUAIS OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE OS PROFESSORES DE FÍSICA DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA UTILIZAM EM SUA PRÁTICA. A PARTIR DO LEVANTAMENTO REALIZADO SUGERIMOS, EM NOVA FASE DA PESQUISA ENTRE 2018-2019, FORMAS DIFERENCIADAS DE AVALIAÇÃO. ACREDITAMOS QUE A RELEVÂNCIA DESTA PROPOSTA PARA ESTUDO E PESQUISA, ESTÁ NA SUA VINCULAÇÃO DIRETA COM O COTIDIANO ESCOLAR, OFERECENDO VALIOSA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. TIVEMOS COMO OBJETIVO EXPANDIR A PESQUISA, OFERECENDO SUGESTÕES DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS AOS PROFESSORES, A PARTIR DO LEVANTAMENTO REALIZADO. PARA CONSECUÇÃO DO OBJETIVO PROPOSTO UTILIZAMOS A ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. COM BASE NAS ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS E, NO CONFRONTO COM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, CHEGAMOS ÀS SEGUINTES SUGESTÕES DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS AOS PROFESSORES: MAPA CONCEITUAL, AUTOAVALIAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO COM INDICADORES DE APRENDIZAGEM. COMO CULMINÂNCIA DO TRABALHO DE PESQUISA, FOI REALIZADO UM WORKSHOP COM OS DOCENTES ENFATIZANDO ESSAS POSSIBILIDADES AVALIATIVAS. NOSSO INTUITO FOI IR ALÉM DE IDENTIFICAR E ENTENDER A MANEIRA COMO OS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DA REDE MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA AVALIAM. ESPERAMOS TER POSSIBILITADO A ESSE GRUPO DE PROFESSORES AMPLIAR AS PERSPECTIVAS DE AÇÃO- REFLEXÃO-AÇÃO SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO PARA ATINGIR O OBJETIVO DO ENSINO QUE É O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES CONCEITUAIS DA DISCIPLINA, PROMOVER AS CAPACIDADES DE AUTONOMIA, DE RELAÇÃO INTERPESSOAL E DE INSERÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES PARA QUE ALCANCEM AO ENSINO SUPERIOR OU PARA QUE SEJAM BONS PROFISSIONAIS, ATUANDO DE FORMA CONSCIENTE, CRÍTICA E PARTICIPATIVA NO MEIO EM QUE SE INSERIREM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA, INSTRUMENTOS AVALIATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4704_13082019134016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA AMIRA" "autor_email" => "marcia.amaral@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "IFRJ - CAMPUS VOLTA REDONDA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59418 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1328 "inscrito_id" => 4704 "titulo" => "AVALIAÇÃO EM FÍSICA: SUGESTÕES DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS" "resumo" => "EM 2017-2018 INVESTIGAMOS SOBRE QUAIS OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE OS PROFESSORES DE FÍSICA DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA UTILIZAM EM SUA PRÁTICA. A PARTIR DO LEVANTAMENTO REALIZADO SUGERIMOS, EM NOVA FASE DA PESQUISA ENTRE 2018-2019, FORMAS DIFERENCIADAS DE AVALIAÇÃO. ACREDITAMOS QUE A RELEVÂNCIA DESTA PROPOSTA PARA ESTUDO E PESQUISA, ESTÁ NA SUA VINCULAÇÃO DIRETA COM O COTIDIANO ESCOLAR, OFERECENDO VALIOSA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. TIVEMOS COMO OBJETIVO EXPANDIR A PESQUISA, OFERECENDO SUGESTÕES DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS AOS PROFESSORES, A PARTIR DO LEVANTAMENTO REALIZADO. PARA CONSECUÇÃO DO OBJETIVO PROPOSTO UTILIZAMOS A ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. COM BASE NAS ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS E, NO CONFRONTO COM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, CHEGAMOS ÀS SEGUINTES SUGESTÕES DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS AOS PROFESSORES: MAPA CONCEITUAL, AUTOAVALIAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO COM INDICADORES DE APRENDIZAGEM. COMO CULMINÂNCIA DO TRABALHO DE PESQUISA, FOI REALIZADO UM WORKSHOP COM OS DOCENTES ENFATIZANDO ESSAS POSSIBILIDADES AVALIATIVAS. NOSSO INTUITO FOI IR ALÉM DE IDENTIFICAR E ENTENDER A MANEIRA COMO OS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DA REDE MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA AVALIAM. ESPERAMOS TER POSSIBILITADO A ESSE GRUPO DE PROFESSORES AMPLIAR AS PERSPECTIVAS DE AÇÃO- REFLEXÃO-AÇÃO SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO PARA ATINGIR O OBJETIVO DO ENSINO QUE É O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES CONCEITUAIS DA DISCIPLINA, PROMOVER AS CAPACIDADES DE AUTONOMIA, DE RELAÇÃO INTERPESSOAL E DE INSERÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES PARA QUE ALCANCEM AO ENSINO SUPERIOR OU PARA QUE SEJAM BONS PROFISSIONAIS, ATUANDO DE FORMA CONSCIENTE, CRÍTICA E PARTICIPATIVA NO MEIO EM QUE SE INSERIREM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA, INSTRUMENTOS AVALIATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4704_13082019134016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA AMIRA" "autor_email" => "marcia.amaral@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "IFRJ - CAMPUS VOLTA REDONDA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }