DA INTERNET PARA A SALA DE AULA: A DIDATIZAÇÃO DO
GÊNERO MEME ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59782 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1468 "inscrito_id" => 7969 "titulo" => """ DA INTERNET PARA A SALA DE AULA: A DIDATIZAÇÃO DO\r\n GÊNERO MEME ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PARA RECONHECIMENTO E PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL/DIGITAL MEME. O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO TEVE COMO DESIGNO, A PREOCUPAÇÃO DO POSICIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS EMERGENTES ORIUNDOS DAS MÍDIAS DIGITAIS, VISTO QUE, ESSES CONTEÚDOS ESTÃO CONSTANTEMENTE PRESENTES NO COTIDIANO DOS ALUNOS. COM A INTENÇÃO DE INSERIR OS GÊNEROS DIGITAIS NO ENSINO, ELABORAMOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O INTUITO DE AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES ACERCA DO GÊNERO MEME, ENVOLVENDO OS ASPECTOS DE CONCEITO, CARACTERÍSTICAS, FINALIDADES E ENTRE OUTRAS. DESSE MODO, PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS ANCORAMOS NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR MARCUSCHI (2010) E BAZERMAN (2011) EM RELAÇÃO AOS GÊNEROS DIGITAIS; DIDATIZAÇÃO DO ENSINO ATRAVÉS DE SANT’ANNA (2011), MAXIMILIANO MENEGOLA (2011); E OS ESTUDOS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004) SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A NATUREZA DESTA PESQUISA É A APLICADA, POIS DESENVOLVEMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O GÊNERO SELECIONADO PARA APRIMORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, E POSSUI CARÁTER QUALITATIVO, POIS O NOSSO OBJETIVO É PROPOR UMA ATIVIDADE, QUE POSSA ESTIMULAR E CATIVAR A ATENÇÃO DOS EDUCANDOS EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS REFERENTES A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO MEME. OS RESULTADOS BUSCADOS PELO PRESENTE TRABALHO, SÃO DE EXPLORAR OS GÊNEROS DIGITAIS A FIM DE QUE SE ENQUADREM NA REALIDADE DIÁRIA DOS ALUNOS, MOSTRANDO POSSIBILIDADES PARA O DOCENTE TRABALHAR COM O GÊNERO DIGITAL MEME, DE FORMA INTERDISCIPLINAR E DIDÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GÊNEROS DIGITAIS, MEMES, DIDATIZAÇÃO DO ENSINO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID7969_14082019094051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS" "autor_email" => "vanessasantos0711@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59782 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1468 "inscrito_id" => 7969 "titulo" => """ DA INTERNET PARA A SALA DE AULA: A DIDATIZAÇÃO DO\r\n GÊNERO MEME ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PARA RECONHECIMENTO E PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL/DIGITAL MEME. O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO TEVE COMO DESIGNO, A PREOCUPAÇÃO DO POSICIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS EMERGENTES ORIUNDOS DAS MÍDIAS DIGITAIS, VISTO QUE, ESSES CONTEÚDOS ESTÃO CONSTANTEMENTE PRESENTES NO COTIDIANO DOS ALUNOS. COM A INTENÇÃO DE INSERIR OS GÊNEROS DIGITAIS NO ENSINO, ELABORAMOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O INTUITO DE AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES ACERCA DO GÊNERO MEME, ENVOLVENDO OS ASPECTOS DE CONCEITO, CARACTERÍSTICAS, FINALIDADES E ENTRE OUTRAS. DESSE MODO, PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS ANCORAMOS NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR MARCUSCHI (2010) E BAZERMAN (2011) EM RELAÇÃO AOS GÊNEROS DIGITAIS; DIDATIZAÇÃO DO ENSINO ATRAVÉS DE SANT’ANNA (2011), MAXIMILIANO MENEGOLA (2011); E OS ESTUDOS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004) SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A NATUREZA DESTA PESQUISA É A APLICADA, POIS DESENVOLVEMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O GÊNERO SELECIONADO PARA APRIMORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, E POSSUI CARÁTER QUALITATIVO, POIS O NOSSO OBJETIVO É PROPOR UMA ATIVIDADE, QUE POSSA ESTIMULAR E CATIVAR A ATENÇÃO DOS EDUCANDOS EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS REFERENTES A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO MEME. OS RESULTADOS BUSCADOS PELO PRESENTE TRABALHO, SÃO DE EXPLORAR OS GÊNEROS DIGITAIS A FIM DE QUE SE ENQUADREM NA REALIDADE DIÁRIA DOS ALUNOS, MOSTRANDO POSSIBILIDADES PARA O DOCENTE TRABALHAR COM O GÊNERO DIGITAL MEME, DE FORMA INTERDISCIPLINAR E DIDÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GÊNEROS DIGITAIS, MEMES, DIDATIZAÇÃO DO ENSINO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID7969_14082019094051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS" "autor_email" => "vanessasantos0711@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }