O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PARA RECONHECIMENTO E PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL/DIGITAL MEME. O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO TEVE COMO DESIGNO, A PREOCUPAÇÃO DO POSICIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS EMERGENTES ORIUNDOS DAS MÍDIAS DIGITAIS, VISTO QUE, ESSES CONTEÚDOS ESTÃO CONSTANTEMENTE PRESENTES NO COTIDIANO DOS ALUNOS. COM A INTENÇÃO DE INSERIR OS GÊNEROS DIGITAIS NO ENSINO, ELABORAMOS UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O INTUITO DE AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES ACERCA DO GÊNERO MEME, ENVOLVENDO OS ASPECTOS DE CONCEITO, CARACTERÍSTICAS, FINALIDADES E ENTRE OUTRAS. DESSE MODO, PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS ANCORAMOS NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR MARCUSCHI (2010) E BAZERMAN (2011) EM RELAÇÃO AOS GÊNEROS DIGITAIS; DIDATIZAÇÃO DO ENSINO ATRAVÉS DE SANT’ANNA (2011), MAXIMILIANO MENEGOLA (2011); E OS ESTUDOS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004) SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A NATUREZA DESTA PESQUISA É A APLICADA, POIS DESENVOLVEMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O GÊNERO SELECIONADO PARA APRIMORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, E POSSUI CARÁTER QUALITATIVO, POIS O NOSSO OBJETIVO É PROPOR UMA ATIVIDADE, QUE POSSA ESTIMULAR E CATIVAR A ATENÇÃO DOS EDUCANDOS EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS REFERENTES A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO MEME. OS RESULTADOS BUSCADOS PELO PRESENTE TRABALHO, SÃO DE EXPLORAR OS GÊNEROS DIGITAIS A FIM DE QUE SE ENQUADREM NA REALIDADE DIÁRIA DOS ALUNOS, MOSTRANDO POSSIBILIDADES PARA O DOCENTE TRABALHAR COM O GÊNERO DIGITAL MEME, DE FORMA INTERDISCIPLINAR E DIDÁTICA.