ALENCASTRO, Humberta Lucena De. A educação inclusiva no cotidiano escolar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58248>. Acesso em: 22/12/2024 23:55
VA EDUCAÇÃO ESPECIAL É UMA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E ORGANIZA-SE DE MODO A CONSIDERAR A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A FIM DE CUMPRIR OS MARCOS LEGAIS, POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E PARA A EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES /SUPERDOTAÇÃO. ESSE ESTUDO VISA APRESENTAR A DINÂMICA ESCOLAR, SITUAÇÕES DIDÁTICAS, METODOLOGIA, VIVÊNCIA E COTIDIANO DOS EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA E SUAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS E ESPECÍFICAS AS SUAS PECULIARIDADES, ASSIM COMO A CONSTRUÇÃO DA SUA ORALIDADE, CRIATIVIDADE E DE ACORDO COM SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO E SUAS LIMITAÇÕES, CONSIDERANDO FUNDAMENTAL PARA SEU UNIVERSO. PARA QUE TENHAMOS UMA AVALIAÇÃO JUSTA E QUALITATIVA É NECESSÁRIO PROPORCIONAR DESAFIOS AO APRENDIZADO DO EDUCANDO ADEQUADAS AS SUAS LIMITAÇÕES NO ASPECTO PSICOMOTOR, COGNITIVO E AFETIVO VIABILIZANDO UM RESULTADO SIGNIFICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. O RITMO COGNITIVO, A SITUAÇÃO DIDÁTICA, AS DINÂMICAS DAS AULAS E ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS É QUE DEVEM SER ADAPTADOS E ADEQUADOS AS NECESSIDADES VISUAIS, MOTORAS, AUDITIVAS E INTELECTUAIS.