O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO ADEQUADAS DE TEXTOS NOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES PROPOSTAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO REGULAR. PARA ESSE PROPÓSITO, A DISCUSSÃO CENTROU-SE EM REFERÊNCIAS DE TRABALHOS ACADÊMICOS QUE APONTAM PONTOS IMPORTANTES DE DEFICIÊNCIAS NA LEITURA E, POR CONSEGUINTE, NA INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS DE QUESTÕES MATEMÁTICAS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PARA A IMPOSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DE COMANDOS NORTEADORES PARA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS PROPOSTAS E A CONSEQUENTE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM OU, ATÉ MESMO, DESINTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. PROCURA-SE, POR MEIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPREENDER ALGUNS PROCESSOS COGNITIVOS QUE CONTRIBUEM PARA A ADEQUADA COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS MATEMÁTICOS, ALÉM DE APRESENTAR POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DOS ENUNCIADOS DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS MATEMÁTICAS.