O IMPACTO DO PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CONTOS EM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS FINAIS DA REDE PÚBLICA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61447 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2796 "inscrito_id" => 9032 "titulo" => "O IMPACTO DO PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CONTOS EM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS FINAIS DA REDE PÚBLICA." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO VISA DISCORRER SOBRE O PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CONTOS- PROLIC, DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 6ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS FINAIS, OFERTADO POR RESIDENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA, OBJETIVANDO RETRATAR A DEFASAGEM NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS-ESPECIFICAMENTE CONTOS-,DENTRO DA SALA DE AULA, BEM COMO, O IMPACTO DO PROJETO DE FORMA POSITIVA NESSE PROCESSO. RESPALDANDO-SE NA SEQÜÊNCIA BÁSICA PROPOSTA POR RILDO COSSON, CONSTRUÍMOS UMA OFICINA REALIZADA EM QUATRO SEMANAS, TRABALHANDO O TEXTO DE FORMA INTERATIVA, ONDE A CONSTRUÇÃO DA INTERPRETAÇÃO ERA DADA MEDIANTE A AQUISIÇÃO DE NOVAS HABILIDADES DURANTE O PROCESSO DE LEITURA. COM ISSO, AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS DE FORMA MAIS ARTICULADA E PRAZEROSA, CONTRIBUINDO ASSIM, PARA UMA EXECUÇÃO EFICAZ DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.. OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ENVOLVIDOS NESTE PROJETO FORAM RECONHECIDOS E UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS FAVORÁVEIS A ELES, A FIM DE FAZÊ-LOS PERCEBER COMO CADA UM PODE E DEVE SER PROTAGONISTA NO APRIMORAMENTO E CONSTRUÇÃO DE SUAS PRÓPRIAS HABILIDADES COGNITIVAS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE, DE FATO, A PERCEPÇÃO QUE SE TEM DE LEITURA POR PARTE DOS ESTUDANTES AINDA É TÃO INSUFICIENTE QUE INTERROMPE AVANÇOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA FEITA POR ELES. NÃO É, PORTANTO, RECORRENTE A EXECUÇÃO DE UMA LEITURA DESOBRIGADA, FLÚIDA, DENTRO OU FORA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. CONTUDO, APÓS QUATRO SEMANAS DO PROLIC E COM ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULÁ-LOS NAS PRÁTICAS DE LEITURA, MUITAS CONCEPÇÕES FORAM REFORMULADAS POR MEIO DE ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA UMA COMPREENSÃO GLOBAL E NÃO UMA AÇÃO DECODIFICADORA DO TEXTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA E INTERPRETAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9032_30082019003957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-21 15:18:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELE ANDRADE LIMA DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIELE ANDRADE" "autor_email" => "adrieleals@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61447 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2796 "inscrito_id" => 9032 "titulo" => "O IMPACTO DO PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CONTOS EM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS FINAIS DA REDE PÚBLICA." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO VISA DISCORRER SOBRE O PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CONTOS- PROLIC, DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 6ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS FINAIS, OFERTADO POR RESIDENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA, OBJETIVANDO RETRATAR A DEFASAGEM NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS-ESPECIFICAMENTE CONTOS-,DENTRO DA SALA DE AULA, BEM COMO, O IMPACTO DO PROJETO DE FORMA POSITIVA NESSE PROCESSO. RESPALDANDO-SE NA SEQÜÊNCIA BÁSICA PROPOSTA POR RILDO COSSON, CONSTRUÍMOS UMA OFICINA REALIZADA EM QUATRO SEMANAS, TRABALHANDO O TEXTO DE FORMA INTERATIVA, ONDE A CONSTRUÇÃO DA INTERPRETAÇÃO ERA DADA MEDIANTE A AQUISIÇÃO DE NOVAS HABILIDADES DURANTE O PROCESSO DE LEITURA. COM ISSO, AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS DE FORMA MAIS ARTICULADA E PRAZEROSA, CONTRIBUINDO ASSIM, PARA UMA EXECUÇÃO EFICAZ DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.. OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ENVOLVIDOS NESTE PROJETO FORAM RECONHECIDOS E UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS FAVORÁVEIS A ELES, A FIM DE FAZÊ-LOS PERCEBER COMO CADA UM PODE E DEVE SER PROTAGONISTA NO APRIMORAMENTO E CONSTRUÇÃO DE SUAS PRÓPRIAS HABILIDADES COGNITIVAS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE, DE FATO, A PERCEPÇÃO QUE SE TEM DE LEITURA POR PARTE DOS ESTUDANTES AINDA É TÃO INSUFICIENTE QUE INTERROMPE AVANÇOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA FEITA POR ELES. NÃO É, PORTANTO, RECORRENTE A EXECUÇÃO DE UMA LEITURA DESOBRIGADA, FLÚIDA, DENTRO OU FORA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. CONTUDO, APÓS QUATRO SEMANAS DO PROLIC E COM ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULÁ-LOS NAS PRÁTICAS DE LEITURA, MUITAS CONCEPÇÕES FORAM REFORMULADAS POR MEIO DE ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA UMA COMPREENSÃO GLOBAL E NÃO UMA AÇÃO DECODIFICADORA DO TEXTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA E INTERPRETAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9032_30082019003957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-21 15:18:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELE ANDRADE LIMA DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIELE ANDRADE" "autor_email" => "adrieleals@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }