O PRESENTE ARTIGO VISA DISCORRER SOBRE O PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CONTOS- PROLIC, DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 6ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS FINAIS, OFERTADO POR RESIDENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA, OBJETIVANDO RETRATAR A DEFASAGEM NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS-ESPECIFICAMENTE CONTOS-,DENTRO DA SALA DE AULA, BEM COMO, O IMPACTO DO PROJETO DE FORMA POSITIVA NESSE PROCESSO. RESPALDANDO-SE NA SEQÜÊNCIA BÁSICA PROPOSTA POR RILDO COSSON, CONSTRUÍMOS UMA OFICINA REALIZADA EM QUATRO SEMANAS, TRABALHANDO O TEXTO DE FORMA INTERATIVA, ONDE A CONSTRUÇÃO DA INTERPRETAÇÃO ERA DADA MEDIANTE A AQUISIÇÃO DE NOVAS HABILIDADES DURANTE O PROCESSO DE LEITURA. COM ISSO, AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS DE FORMA MAIS ARTICULADA E PRAZEROSA, CONTRIBUINDO ASSIM, PARA UMA EXECUÇÃO EFICAZ DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.. OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ENVOLVIDOS NESTE PROJETO FORAM RECONHECIDOS E UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS FAVORÁVEIS A ELES, A FIM DE FAZÊ-LOS PERCEBER COMO CADA UM PODE E DEVE SER PROTAGONISTA NO APRIMORAMENTO E CONSTRUÇÃO DE SUAS PRÓPRIAS HABILIDADES COGNITIVAS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE, DE FATO, A PERCEPÇÃO QUE SE TEM DE LEITURA POR PARTE DOS ESTUDANTES AINDA É TÃO INSUFICIENTE QUE INTERROMPE AVANÇOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA FEITA POR ELES. NÃO É, PORTANTO, RECORRENTE A EXECUÇÃO DE UMA LEITURA DESOBRIGADA, FLÚIDA, DENTRO OU FORA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. CONTUDO, APÓS QUATRO SEMANAS DO PROLIC E COM ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULÁ-LOS NAS PRÁTICAS DE LEITURA, MUITAS CONCEPÇÕES FORAM REFORMULADAS POR MEIO DE ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA UMA COMPREENSÃO GLOBAL E NÃO UMA AÇÃO DECODIFICADORA DO TEXTO.