Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COORDENADOR PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO NECESSÁRIA

Palavra-chaves: COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO EM SERVIÇO, ESCOLA ESPAÇO FORMADOR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59721
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 624
    "inscrito_id" => 5266
    "titulo" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO NECESSÁRIA"
    "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO CONSTITUI UMA FERRAMENTA VITAL PARA PROJETOS FORMATIVOS ANCORADOS À REALIDADE DA ESCOLA. COM ESTA CONCEPÇÃO O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL, INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS ENTRAVES QUE IMPOSSIBILITAM A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARINTINS/AM, VISANDO REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS CORRENTES QUE INTERFEREM NO TRABALHO DESTE PROFISSIONAL E SEU PAPEL FRENTE A ESSA FORMAÇÃO. A PESQUISA DE CAMPO TOMA CORPUS COM A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PRODANOV E FREITAS (2013) TENDO EM VISTA ABARCAR A TOTALIDADE INERENTE À PROBLEMÁTICA. COMO FINS DE INVESTIGAÇÃO UTILIZOU-SE A PESQUISA DESCRITIVA, O ESTUDO DE CASO, A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, ACOMPANHANDO DIRETA E INTENCIONALMENTE AS ATIVIDADES COMO PROPÕE MARCONI E LAKATOS (2010). DE ACORDO COM O ESTUDO, OS FATORES QUE MAIS INTERFEREM NA REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO SÃO: A FALTA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA INICIAL E CONTINUADA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO; A DISTÂNCIA ENTRE AS ATRIBUIÇÕES E A REALIDADE DO SEU FAZER; A FALTA DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ADEQUADA COM DELIMITAÇÕES DE ESPAÇOS/TEMPOS E COMPETÊNCIAS E A PERSPECTIVA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS COMO ENTRAVE AO PROCESSO. FICOU EVIDENTE QUE PARA ACONTECER A FORMAÇÃO EM SERVIÇO, A ESCOLA COMO UM TODO DEVE ESTAR DISPOSTA A ENCARAR DESAFIOS QUE VÃO ALÉM DO QUE ESTÁ PREDETERMINADO, A COMEÇAR PELA APROPRIAÇÃO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PELOS DOCENTES, GESTORES E COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO UMA ESTRATÉGIA FORMATIVA INTENCIONAL E EMANCIPADORA, ALICERÇADA NA FORMAÇÃO CONSTRUÍDA, REFLETIDA E RESSIGNIFICADA POR E PARA OS SUJEITOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO EM SERVIÇO, ESCOLA ESPAÇO FORMADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5266_23072019095602.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCINEI DE SOUZA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JUCY SOUZA"
    "autor_email" => "jucinei.souza@gmail.com"
    "autor_ies" => "CLARETIANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59721
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 624
    "inscrito_id" => 5266
    "titulo" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO NECESSÁRIA"
    "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO CONSTITUI UMA FERRAMENTA VITAL PARA PROJETOS FORMATIVOS ANCORADOS À REALIDADE DA ESCOLA. COM ESTA CONCEPÇÃO O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL, INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS ENTRAVES QUE IMPOSSIBILITAM A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARINTINS/AM, VISANDO REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS CORRENTES QUE INTERFEREM NO TRABALHO DESTE PROFISSIONAL E SEU PAPEL FRENTE A ESSA FORMAÇÃO. A PESQUISA DE CAMPO TOMA CORPUS COM A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PRODANOV E FREITAS (2013) TENDO EM VISTA ABARCAR A TOTALIDADE INERENTE À PROBLEMÁTICA. COMO FINS DE INVESTIGAÇÃO UTILIZOU-SE A PESQUISA DESCRITIVA, O ESTUDO DE CASO, A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, ACOMPANHANDO DIRETA E INTENCIONALMENTE AS ATIVIDADES COMO PROPÕE MARCONI E LAKATOS (2010). DE ACORDO COM O ESTUDO, OS FATORES QUE MAIS INTERFEREM NA REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO SÃO: A FALTA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA INICIAL E CONTINUADA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO; A DISTÂNCIA ENTRE AS ATRIBUIÇÕES E A REALIDADE DO SEU FAZER; A FALTA DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ADEQUADA COM DELIMITAÇÕES DE ESPAÇOS/TEMPOS E COMPETÊNCIAS E A PERSPECTIVA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS COMO ENTRAVE AO PROCESSO. FICOU EVIDENTE QUE PARA ACONTECER A FORMAÇÃO EM SERVIÇO, A ESCOLA COMO UM TODO DEVE ESTAR DISPOSTA A ENCARAR DESAFIOS QUE VÃO ALÉM DO QUE ESTÁ PREDETERMINADO, A COMEÇAR PELA APROPRIAÇÃO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PELOS DOCENTES, GESTORES E COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO UMA ESTRATÉGIA FORMATIVA INTENCIONAL E EMANCIPADORA, ALICERÇADA NA FORMAÇÃO CONSTRUÍDA, REFLETIDA E RESSIGNIFICADA POR E PARA OS SUJEITOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO EM SERVIÇO, ESCOLA ESPAÇO FORMADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5266_23072019095602.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCINEI DE SOUZA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JUCY SOUZA"
    "autor_email" => "jucinei.souza@gmail.com"
    "autor_ies" => "CLARETIANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO CONSTITUI UMA FERRAMENTA VITAL PARA PROJETOS FORMATIVOS ANCORADOS À REALIDADE DA ESCOLA. COM ESTA CONCEPÇÃO O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL, INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS ENTRAVES QUE IMPOSSIBILITAM A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARINTINS/AM, VISANDO REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS CORRENTES QUE INTERFEREM NO TRABALHO DESTE PROFISSIONAL E SEU PAPEL FRENTE A ESSA FORMAÇÃO. A PESQUISA DE CAMPO TOMA CORPUS COM A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PRODANOV E FREITAS (2013) TENDO EM VISTA ABARCAR A TOTALIDADE INERENTE À PROBLEMÁTICA. COMO FINS DE INVESTIGAÇÃO UTILIZOU-SE A PESQUISA DESCRITIVA, O ESTUDO DE CASO, A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, ACOMPANHANDO DIRETA E INTENCIONALMENTE AS ATIVIDADES COMO PROPÕE MARCONI E LAKATOS (2010). DE ACORDO COM O ESTUDO, OS FATORES QUE MAIS INTERFEREM NA REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO SÃO: A FALTA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA INICIAL E CONTINUADA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO; A DISTÂNCIA ENTRE AS ATRIBUIÇÕES E A REALIDADE DO SEU FAZER; A FALTA DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ADEQUADA COM DELIMITAÇÕES DE ESPAÇOS/TEMPOS E COMPETÊNCIAS E A PERSPECTIVA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS COMO ENTRAVE AO PROCESSO. FICOU EVIDENTE QUE PARA ACONTECER A FORMAÇÃO EM SERVIÇO, A ESCOLA COMO UM TODO DEVE ESTAR DISPOSTA A ENCARAR DESAFIOS QUE VÃO ALÉM DO QUE ESTÁ PREDETERMINADO, A COMEÇAR PELA APROPRIAÇÃO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PELOS DOCENTES, GESTORES E COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO UMA ESTRATÉGIA FORMATIVA INTENCIONAL E EMANCIPADORA, ALICERÇADA NA FORMAÇÃO CONSTRUÍDA, REFLETIDA E RESSIGNIFICADA POR E PARA OS SUJEITOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.