O PRESENTE ESTUDO DISCUTE A TEMÁTICA DA ACESSIBILIDADE PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, COM O INTUITO DE LEVANTAR QUESTIONAR A INCLUSÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. ESSA PESQUISA OBJETIVOU COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA SOBRE A ACESSIBILIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO. PARA TANTO, UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E DE CAMPO, COM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, DIÁRIO DE CAMPO E ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS, TENDO COMO SUJEITOS QUATRO ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO E DUAS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO. O ESTUDO MOSTROU QUE A ACESSIBILIDADE SE APRESENTA COMO PROCESSO COMPLEXO E DESAFIADOR PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DIVERSAS E QUE A UNIVERSIDADE PRECISA REPENSAR AS CONDIÇÕES QUE LHES SÃO OFERECIDAS. A INCLUSÃO E A PERMANÊNCIA NOS ESPAÇOS DA UNIVERSIDADE SÃO NECESSÁRIAS E EMBORA EXISTAM DIVERSAS DISCUSSÕES ACERCA DESTE ASSUNTO, HÁ MUITO A SE FAZER QUANDO SE TRATA DE GARANTIR A INCLUSÃO E O DIREITO DOS ESTUDANTES. ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO DESPERTE NOVOS ESTUDOS E QUE PROMOVA REFLEXÕES QUE AMPLIEM A DISCUSSÃO SOBRE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO.