DIANTE DA COMPLEXIDADE DO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO,SÃO ESTABELECIDAS DISTINTAS VISÕES SOBRE O ENSINO, SOBRE OS CONTEÚDOS ESCOLARES E SOBRE O TRABALHO DOCENTE. TODAS ESSAS PERSPECTIVAS PODEM SER ENTENDIDAS COMO QUESTÕES LIGADAS AO CURRÍCULO ESCOLAR, SUA COMPLEXIDADE E SEU DESENVOLVIMENTO. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É EXPLICITAR OS DIFERENTES SENTIDOS DE CURRÍCULO ABORDADO PELA LITERATURA, PRINCIPALMENTE PELOS PESQUISADORES DA LINHA CRITICA DO CURRÍCULO. A PESQUISA TEM CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E CENTRA-SE SOBRE OS TRABALHOS DE GIROUX (1983), APPLE (1982), DOLL (1997), LOPES E MACEDO (2011), SILVA (2015), GOODSON, (2012) E MOREIRA E SILVA (2011). REITERAMOS AO LONGO NESSE TRABALHO A PERSPECTIVA DA NÃO NEUTRALIDADE DO CURRÍCULO ESCOLAR, OU SEJA, O CURRÍCULO NÃO É UM PRODUTO TÉCNICO E ISENTO DE IDEOLOGIAS.