A DESMOTIVAÇÃO É UM FATOR QUE CONTRIBUI FORTEMENTE PARA O INSUCESSO DO ALUNO EM SALA DE AULA. A INFLUÊNCIA DA MESMA SE APRESENTA DE DIVERSAS MANEIRAS: APATIA E FALTA DE PERSPECTIVAS, POUCA OU NENHUMA CRENÇA EM SEU POTENCIAL, INDISCIPLINA, SONO, FALTA DE RESPEITO AOS DOCENTES E COLEGAS, POUCA ASSIDUIDADE E ATÉ EVASÃO ESCOLAR. É PERCEPTÍVEL O DECLÍNIO ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. NESSE CONTEXTO A ESCOLA TEM PAPEL IMPORTANTÍSSIMO. PENSAR EM UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO QUE REPRESENTE NA PRÁTICA OS ANSEIOS, DESEJOS E SONHOS DOS DISCENTES, QUE DESPERTE A CURIOSIDADE, O INTERESSE PELA PESQUISA, QUE POSSA INSTIGAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS É VITAL PARA COMBATER ESSE PROBLEMA. NÚCLEO GESTOR E PROFESSORES IMBUÍDOS DE UMA PRÁTICA QUE FORTALEÇA AS RELAÇÕES SOCIOEMOCIONAIS, IDENTIFICANDO VULNERABILIDADES FAMILIAR, SOCIAL, ECONÔMICA E COGNITIVA QUE SE APRESENTA OS ALUNOS TÊM MAIORES CHANCES DE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE NA VIDA ESTUDANTIL DESTES. A PESQUISA MOSTRA QUE QUASE METADE DOS ALUNOS INDICARAM QUE O NÍVEL DE MOTIVAÇÃO CAÍRA DURANTE O ENSINO MÉDIO E AS MÉDIAS ANUAIS ACOMPANHAM ESSA QUEDA. OS DISCENTES APRESENTAM ANSEIO POR AULAS DE CAMPO, AULAS DINÂMICAS, DIFERENCIADAS, PALESTRAS MOTIVACIONAIS E APRESENTAM UMA PREOCUPAÇÃO COM NECESSIDADE ESCOLA FORTALECER O SÓCIO EMOCIONAL E PSICOLÓGICO E AINDA HÁ UMA CLARA MANIFESTAÇÃO COM A MELHORIA NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O INTERESSE EM ESTUDAR ESSES COMPORTAMENTOS, PROPOR REFLEXÕES E POSSÍVEIS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO PODE CONTRIBUIR NA BUSCA POR MELHORES DESEMPENHOS E RESULTADOS ESCOLARES E O SUCESSO DOS ALUNOS.