O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES A PARTIR DO TRABALHO COLETIVO, ONDE OS SUJEITOS ESCOLARES POSSAM PARTICIPAR DA SUA ELABORAÇÃO, CONTRIBUINDO COM SUAS VIVENCIAS E EXPERIÊNCIAS DOS DIFERENTES ESPAÇOS ESCOLARES. EM DIÁLOGO COM ESSE OBJETIVO, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA NA ESCOLA MUNICIPAL BEM QUERER NA CIDADE DE VITORIA DA CONQUISTA – BA, ONDE UM TOTAL DE 13 PESSOAS ENTRE GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS, PARTICIPARAM. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO CENTRALIDADE, IDENTIFICAR AS COMPREENSÕES, ASPIRAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DESSES SUJEITOS NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA ESTUDADA. TAMBÉM, FOI REALIZADO UMA ANÁLISE DOS PRESCRITOS SOBRE PROJETO PEDAGÓGICO NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) Nº 9.394/96, COM OBJETIVO DE COMPREENDER AS RESPONSABILIDADES DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PARA A PRODUÇÃO DO PPP DIANTE A LEI EDUCACIONAL BRASILEIRA, PROBLEMATIZANDO, AINDA, COMO A LDB ABORDA A NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DESSE PROJETO. A PESQUISA ESTÁ EMBASADA EM TRABALHOS TEÓRICOS DE AUTORES COMO LUCK (2013), LONGHI; BENTO (2006), VANSCONCELOS (2002), VEIGA (2001) DENTRE OUTROS, PARA COMPRESSÃO DE CATEGORIAS COMO GESTÃO DEMOCRÁTICA, E CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PPP. O TRABALHO JUSTIFICA-SE, POIS, ESTUDOS QUE BUSCAM ENTENDER O PPP E A IMPORTÂNCIA DA SUA CONSTRUÇÃO COLETIVA, FORTALEZEM A ELABORAÇÃO RESPONSÁVEL DO DOCUMENTO. COM A ANÁLISE DOS DADOS PRODUZIDOS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR UM DISTANCIAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR COM O PPP VIGENTE NA ESCOLA ESTUDADA, EXEMPLO DA FALTA DE ATUALIZAÇÃO DO MESMO E DA POUCA PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA SUA ELABORAÇÃO.