ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO (BELÉM, PA)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59012 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4475 "inscrito_id" => 9217 "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO (BELÉM, PA)" "resumo" => "A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (LBI) DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PERMITIU UM GRANDE AVANÇO NO QUE TANGE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ASSEGURANDO E PROMOVENDO A INCLUSÃO SOCIAL, O EXERCÍCIO DE DIREITOS E DAS LIBERDADES FUNDAMENTAIS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO AVERIGUAR A OPINIÃO DE 33 PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM COM DIFERENTES ANOS DE ATUAÇÃO EM RELAÇÃO A SUA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, E POSICIONAMENTO SOBRE A LBI. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS 30% POSSUEM MENOS DE 10 ANOS DE ATUAÇÃO, 27% ENTRE 10 - 20 ANOS E 43% MAIS DE 20 ANOS. CERCA DE 97% ATENDERAM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 33% TURMAS DO ENSINO MÉDIO. METADE DOS PROFESSORES 'RECÉM-FORMADOS' RECEBERAM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E SOMENTE 37% E 21% DOS PROFESSORES COM 10-20 ANOS E MAIS DE 20 ANOS DE ATUAÇÃO, RESPECTIVAMENTE FORAM FORMADOS ADEQUADAMENTE. DIANTE DESSA REALIDADE 64% DOS PROFESSORES BUSCARAM INFORMAÇÕES POR CONTA PRÓPRIA ATRAVÉS DE LIVROS (78%), INTERNET (43%) E CURSOS ONLINE (29%). MAIS DA METADE DOS PROFESSORES PREPARAM O SEU PRÓPRIO MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO (70%) SENDO DE MAIOR INICIATIVA POR PARTE DOS PROFESSORES FORMADOS RECENTEMENTE. 42% VOTARAM CONTRA A LBI, E OS PRINCIPAIS MOTIVOS SÃO A FALTA DE INFRAESTRUTURA ADEQUADA NAS ESCOLAS (78%), DE MONITORES (53%) E DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO (43%)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROFESSORES, CAPACITAÇÃO, LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID9217_26092019174725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IODAYSE SUANNE OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "IODAYSE SOUZA" "autor_email" => "iodayse.souza10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59012 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4475 "inscrito_id" => 9217 "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO (BELÉM, PA)" "resumo" => "A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (LBI) DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PERMITIU UM GRANDE AVANÇO NO QUE TANGE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ASSEGURANDO E PROMOVENDO A INCLUSÃO SOCIAL, O EXERCÍCIO DE DIREITOS E DAS LIBERDADES FUNDAMENTAIS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO AVERIGUAR A OPINIÃO DE 33 PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM COM DIFERENTES ANOS DE ATUAÇÃO EM RELAÇÃO A SUA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, E POSICIONAMENTO SOBRE A LBI. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS 30% POSSUEM MENOS DE 10 ANOS DE ATUAÇÃO, 27% ENTRE 10 - 20 ANOS E 43% MAIS DE 20 ANOS. CERCA DE 97% ATENDERAM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 33% TURMAS DO ENSINO MÉDIO. METADE DOS PROFESSORES 'RECÉM-FORMADOS' RECEBERAM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E SOMENTE 37% E 21% DOS PROFESSORES COM 10-20 ANOS E MAIS DE 20 ANOS DE ATUAÇÃO, RESPECTIVAMENTE FORAM FORMADOS ADEQUADAMENTE. DIANTE DESSA REALIDADE 64% DOS PROFESSORES BUSCARAM INFORMAÇÕES POR CONTA PRÓPRIA ATRAVÉS DE LIVROS (78%), INTERNET (43%) E CURSOS ONLINE (29%). MAIS DA METADE DOS PROFESSORES PREPARAM O SEU PRÓPRIO MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO (70%) SENDO DE MAIOR INICIATIVA POR PARTE DOS PROFESSORES FORMADOS RECENTEMENTE. 42% VOTARAM CONTRA A LBI, E OS PRINCIPAIS MOTIVOS SÃO A FALTA DE INFRAESTRUTURA ADEQUADA NAS ESCOLAS (78%), DE MONITORES (53%) E DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO (43%)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROFESSORES, CAPACITAÇÃO, LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID9217_26092019174725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IODAYSE SUANNE OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "IODAYSE SOUZA" "autor_email" => "iodayse.souza10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }