O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR. ESTE ESTUDO BASEOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, POIS PERCEBEU-SE QUE SERIA NECESSÁRIO UMA VIVÊNCIA E IMERSÃO NO CAMPO OBSERVADO PARA IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO E DO MODO COMO ELA SE ESTRUTURA E CONVIVE SOCIALMENTE. TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A PALAVRA CULTURA EM TRÊS CONCEPÇÕES PRINCIPAIS: A PRIMEIRA COMO OS MODOS DE VIDA QUE DEFINEM UM GRUPO, A SEGUNDA COMO OBRAS E PRÁTICAS DA ARTE, DA ATIVIDADE INTELECTUAL E DO ENTRETENIMENTO, E A TERCEIRA COMO UM FATOR DE CRESCIMENTO HUMANO, BEM COMO PERCEBER A CULTURA ORGANIZACIONAL DA INSTITUIÇÃO NOS TRÊS NÍVEIS FUNDAMENTAIS: O NÍVEL DOS ARTEFATOS, MANIFESTOS E PRESSUPOSTOS BÁSICOS, E COMO ELAS SE COMPORTAM PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. A COLETA DE DADOS FOI FEITA A PARTIR DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES E VISITAS À ESCOLA. PARA EMBASAR TEORICAMENTE A NOSSA PESQUISA, NOS APOIAMOS EM AUTORES COMO, BOTELHO (2001), MONTOAN (2001), ENTRE OUTROS. A PARTIR DOS RESULTADOS DESSE ESTUDO PODE-SE PERCEBER QUE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A INSERÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGENS, APONTA A NECESSIDADE DE AS ESCOLAS CONHECEREM MELHOR SEUS ALUNOS POSSIBILITANDO TER UMA DEDICAÇÃO MAIOR PARA A INCLUSÃO DOS MESMOS.