ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR QUESTÕES RELATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE EXTENSÃO “HISTÓRIA E CULTURA DO POVO KIRIRI DO RIO VERDE DE CALDAS” DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS/POÇOS DE CALDAS BEM COMO ANALISAR SEUS RESULTADOS PARCIAIS. ACREDITA-SE QUE AO SE ESTREITAR LAÇOS ENTRE COMUNIDADE ACADÊMICA E POVO KIRIRI DO RIO VERDE DE CALDAS/MG PASSA A SER POSSÍVEL REALIZAR REFLEXÕES E APROFUNDAR O APRENDIZADO EM TORNO DO TEMA DA DIVERSIDADE CULTURAL. PARA ISSO, O PROJETO SEGUE UMA ABORDAGEM DIVIDIDA EM DUAS FRENTES METODOLÓGICAS QUE CONTEMPLAM AÇÕES NO ÂMBITO ACADÊMICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMG/POÇOS DE CALDAS E ATIVIDADES NO BOJO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO PROPOR O SEU DESENVOLVIMENTO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS/MG. LOGO, COMPREENDER A DINÂMICA DE TRANSFORMAÇÕES NO QUE TANGE OS TERRITÓRIOS, IDENTIDADE E CULTURA A QUAL O GRUPO FOI SUBMETIDO AO LONGO DE SÉCULOS E, MAIS ESPECIFICAMENTE, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA AMPLIAR A APROFUNDAR AS DISCUSSÕES SOBRE A DIVERSIDADE QUE MARCA A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PAÍS.