PARA REALIZAR UMA PESQUISA QUE TENHA COMO TEMÁTICA A EA, É IMPORTANTE CONHECER QUAIS TRABALHOS JÁ FORAM REALIZADOS NO ÂMBITO DAS PÓS-GRADUAÇÕES DESSA ÁREA, POIS ISSO INDICA QUAIS VISÕES DE EA NORMALMENTE SÃO UTILIZADAS PARA EMBASAR OS TRABALHOS E É IMPORTANTE PARA CONHECER O QUE JÁ FOI PRODUZIDO NESSA ÁREA, PARA QUE POSSAM SER REALIZADAS PESQUISAS QUE REVELEM DADOS NOVOS PARA ESSE CAMPO DE ESTUDOS. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É REALIZAR O LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS NO ÂMBITO DA PÓS–GRADUAÇÃO CEARENSE, SOBRE A EA PRATICADA EM ESCOLAS DE TEMÁTICA AMBIENTAL, VISTO QUE ESSA BUSCA FAZ PARTE DE UM LEVANTAMENTO MAIS AMPLO QUE FOI REALIZADO PARA COMPOR UMA TESE DE DOUTORADO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CEARENSE. O LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS FOI REALIZADO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM: EDUCAÇÃO (UFC, UECE), ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (ENCIMA-UFC, ECM-IFCE), DESENVOLVIMENTO EM MEIO AMBIENTE (PRODEMA-UFC) E PSICOLOGIA (UNIFOR), NO PERÍODO CORRESPONDENTE A 1999 A 2019.1, JÁ QUE A POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE FOI APROVADA EM 1999. FORAM ENCONTRADAS CINCO DISSERTAÇÕES RELACIONADAS, O QUE INDICA O BAIXO NÚMERO DE PRODUÇÕES SOBRE A TEMÁTICA PESQUISADA, NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CEARENSE.