ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL I E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O EMPREGO DO GOOGLE SALA DE AULA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60250 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1743 "inscrito_id" => 1679 "titulo" => "ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL I E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O EMPREGO DO GOOGLE SALA DE AULA" "resumo" => "ESTA PESQUISA, REALIZADA COM O INTUITO DE ATENUAR OS ALTOS ÍNDICES DE RETENÇÃO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I (CDI I), DOS CURSOS SUPERIORES, QUAIS SEJAM: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL (EC), LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (LM), TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (ADS) E TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (AI), DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS CAJAZEIRAS, UTILIZA COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO O WEBSITE GOOGLE SALA DE AULA. TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA FORNECIDA PELO GOOGLE, GRATUITA E QUE PERMITE UM AMBIENTE “SEMELHANTE” A UMA SALA DE AULA. PARA TANTO, A TIPOLOGIA DA PESQUISA UTILIZADA COMPREENDE A ABORDAGEM DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO, DESCRITIVA-EXPLORATÓRIA E DO TIPO ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS AQUI APRESENTADOS EVIDENCIAM AVANÇOS POTENCIAIS. OUTROSSIM, COM AS RESPOSTAS E OPINIÕES IDENTIFICADAS E ANALISADAS NESTA PESQUISA, NOTAMOS QUE CASO HAJA UMA CONTINUIDADE DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO DESDE SUA AMBIENTAÇÃO ATÉ SUA EXPANSÃO, POSSIVELMENTE, PODE AMPLIAR A DINÂMICA DE ESTUDO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, BEM COMO ESTREITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE OUTROS CENÁRIOS QUE DEMANDAM INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, TECNOLOGIAS EDUCATIVAS, GOOGLE SALA DE AULA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID1679_14082019224008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA MARIA PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "REGINA" "autor_email" => "regina25mps@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60250 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1743 "inscrito_id" => 1679 "titulo" => "ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL I E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O EMPREGO DO GOOGLE SALA DE AULA" "resumo" => "ESTA PESQUISA, REALIZADA COM O INTUITO DE ATENUAR OS ALTOS ÍNDICES DE RETENÇÃO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I (CDI I), DOS CURSOS SUPERIORES, QUAIS SEJAM: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL (EC), LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (LM), TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (ADS) E TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (AI), DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS CAJAZEIRAS, UTILIZA COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO O WEBSITE GOOGLE SALA DE AULA. TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA FORNECIDA PELO GOOGLE, GRATUITA E QUE PERMITE UM AMBIENTE “SEMELHANTE” A UMA SALA DE AULA. PARA TANTO, A TIPOLOGIA DA PESQUISA UTILIZADA COMPREENDE A ABORDAGEM DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO, DESCRITIVA-EXPLORATÓRIA E DO TIPO ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS AQUI APRESENTADOS EVIDENCIAM AVANÇOS POTENCIAIS. OUTROSSIM, COM AS RESPOSTAS E OPINIÕES IDENTIFICADAS E ANALISADAS NESTA PESQUISA, NOTAMOS QUE CASO HAJA UMA CONTINUIDADE DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO DESDE SUA AMBIENTAÇÃO ATÉ SUA EXPANSÃO, POSSIVELMENTE, PODE AMPLIAR A DINÂMICA DE ESTUDO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, BEM COMO ESTREITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE OUTROS CENÁRIOS QUE DEMANDAM INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, TECNOLOGIAS EDUCATIVAS, GOOGLE SALA DE AULA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID1679_14082019224008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA MARIA PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "REGINA" "autor_email" => "regina25mps@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }