ESTA PESQUISA, REALIZADA COM O INTUITO DE ATENUAR OS ALTOS ÍNDICES DE RETENÇÃO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I (CDI I), DOS CURSOS SUPERIORES, QUAIS SEJAM: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL (EC), LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (LM), TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (ADS) E TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (AI), DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS CAJAZEIRAS, UTILIZA COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO O WEBSITE GOOGLE SALA DE AULA. TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA FORNECIDA PELO GOOGLE, GRATUITA E QUE PERMITE UM AMBIENTE “SEMELHANTE” A UMA SALA DE AULA. PARA TANTO, A TIPOLOGIA DA PESQUISA UTILIZADA COMPREENDE A ABORDAGEM DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO, DESCRITIVA-EXPLORATÓRIA E DO TIPO ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS AQUI APRESENTADOS EVIDENCIAM AVANÇOS POTENCIAIS. OUTROSSIM, COM AS RESPOSTAS E OPINIÕES IDENTIFICADAS E ANALISADAS NESTA PESQUISA, NOTAMOS QUE CASO HAJA UMA CONTINUIDADE DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO DESDE SUA AMBIENTAÇÃO ATÉ SUA EXPANSÃO, POSSIVELMENTE, PODE AMPLIAR A DINÂMICA DE ESTUDO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, BEM COMO ESTREITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE OUTROS CENÁRIOS QUE DEMANDAM INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS.