ESTE TRABALHO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO. DESENVOLVE O PROCESSO DA REFLEXÃO SOBRE OS ASPECTOS DA TEORIA E DA PRÁTICA PARA AVALIAR POIS O ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO PROCESSO INTERLIGADOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO SUJEITO. COM O OBJETIVO DE APRIMORAR A CAPACIDADE LEITORA, PRODUÇÃO TEXTUAL E ELEVAR OS ÍNDICES NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE (ADE) – E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – (SAEB) PARA 2019. PARA ISSO, O SUPORTE TEÓRICO NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ABORDA ACERCA DE LEITURA, ESCRITA E AVALIAÇÃO BASILARMENTE NAS LEITURAS EM SOARES (2001), ANGÊLA KLEIMAN (2004), HOFFMANN (2010), FEUERSTEIN (2009) ENTRE OUTROS. ALÉM DE ANÁLISES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E AVALIAÇÕES ESPECIALMENTE DA (ADE). E ASSIM, CONSOLIDARAM-SE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA QUE POSSIBILITARAM A INTERTEXTUALIDADE COM A AVALIAÇÃO (ADE). DESSE MODO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DOS RESULTADOS APÓS O PLANO DE AÇÃO DESCORTINANDO O TEXTO NA OFICINA DE LEITURA E ESCRITA TEVE AMPLIOU OLHARES PARA AS AVALIAÇÕES NÃO PARA COMPOR DADOS ESTATÍSTICOS, MAS SIM, PARA REVISITAR PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS QUE CONSIDEREM A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO QUE SERVE PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO.