NESTE ARTIGO TEVE-SE COMO OBJETIVO DISCUTIR A ABORDAGEM TRADICIONAL DE ENSINO, CRITICANDO SEUS ASPECTOS COM AUTORES DA CORRENTE COGNITIVISTA E HUMANISTA, PARA ASSIM ANALISAR SE AS METODOLOGIAS ATIVAS TEM RAÍZES NESSA PROBLEMÁTICA. POR CONSEGUINTE, APRESENTAR O MÉTODO ATIVO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP), ELENCANDO E DESCREVENDO SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE PODEM FAVORECER UM ENSINO INTERDISCIPLINAR. COM BASE NAS ANÁLISES E DISCUSSÕES REALIZADAS PUDEMOS EVIDENCIAR A PRESENÇA DE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS PRESENTES NA ESCOLA NOVA, QUE SE OPÔS A ESCOLA TRADICIONAL. EM RELAÇÃO AO MÉTODO ABP, CONSTATAMOS VÁRIOS ASPECTOS QUE FAVORECEM UM ENSINO INTERDISCIPLINAR, DENTRE ELES: A SITUAÇÃO-GERADORA, QUE FAZ A LIGAÇÃO DO ENSINO AO MUNDO REAL. POR FIM, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS PESQUISAS QUE ABORDEM O ÊXITO DOS MÉTODOS ATIVOS NO ENSINO, OBJETIVANDO A SUPERAÇÃO DE UM ENSINO TRADICIONAL.