MEDEIROS, Priscila Do Vale Siva. A bncc na sala de aula: perspectivas docentes. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58083>. Acesso em: 23/12/2024 03:01
O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR DEMANDAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, DO MUNICÍPIO DE MACAU/RN, ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E QUAIS, NAS SUAS PERSPECTIVAS, SÃO OS SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS, NA ATUALIDADE, PARA A IMPLANTAÇÃO DESSE DOCUMENTO NO FAZER PEDAGÓGICO DIÁRIO. DE NATUREZA QUALITATIVA, A PESQUISA ANALISA 08 QUESTIONÁRIOS E RELACIONA-OS À VIVÊNCIA DOCENTE DA PESQUISADORA. PARA TANTO, NO INTUITO DE ESTABELECERMOS UM DIÁLOGO COM OS DISCURSOS DOCENTES SOBRE A BNCC, LANÇAMOS MÃO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE CURY, REIS, ZANARDI (2018), PARA DIALOGAR SOBRE AS PERSPECTIVAS DO DOCUMENTO CURRICULAR NACIONAL, GARRIDO (2017), SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE, SILVA (2019), A RESPEITO DAS TEORIAS DO CURRÍCULO, E TARDIF (2014), QUE TRATA DOS SABERES DOCENTES. O RESULTADO DA PESQUISA DEMONSTRA QUE, NA MAIORIA DOS CASOS, OS PROFESSORES COMPREENDEM A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO DA SUA PRÁTICA ÀS DEMANDAS DA BNCC, MUITO EMBORA TENHAM CONSCIÊNCIA DA RELAÇÃO DESSE DOCUMENTO COM OUTROS JÁ UTILIZADOS, COMO A LDB/96 E OS PCNS /97, E COM A SUA PRÓPRIA PRÁTICA EM SALA DE AULA. NESSE SENTIDO, ENTENDEMOS QUE O DESAFIO ATUAL NÃO SE CONFIGURA APENAS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE, MAS TAMBÉM DAS EQUIPES GESTORAS E DEMAIS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR, A FIM DE QUE SE (RE)CONSTRUAM CURRÍCULOS CAPAZES DE GARANTIR AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS EDUCANDOS, ESTES QUE SÃO OS PRINCIPAIS AGENTES DO PROCESSO EDUCATIVO E DO ESPAÇO ESCOLAR.