A PRESENTE PESQUISA, TEVE POR INTUITO: ANALISAR COMO O CURSO DE PEDAGOGIA CONCEBE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM SEU CAMPO DE FORMAÇÃO. EXPLICITAR REFLEXÕES TEÓRICAS ACERCA DA AVALIAÇÃO BEM COMO DE SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA; IDENTIFICAR A PROPOSTA CONTIDA NO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA/UFAM E COMPREENDER AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS IMBRICADAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO REFERIDO CURSO. DIANTE DISSO, FOI FEITA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA, E REALIZADAS PESQUISAS E LEITURAS SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. ASSIM, A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA, CHEGOU-SE A CONSTATAÇÃO QUE, PELO MENOS A NÍVEL TEÓRICO O PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA SE CARACTERIZA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO CONSTRUTIVISTA E SOCIOINTERACIONISTA. DEIXANDO EXPLÍCITO A UTILIZAÇÃO DE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE SE VOLTAM PARA UMA PEDAGOGIA PROGRESSISTA, EM QUE A PARTIR DAS FORMAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DENOTA-SE A TENDÊNCIA LIBERTADORA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS EM SEUS PROCESSOS FORMATIVOS. TODAVIA, CABE RESSALTAR QUE, PARA SABER SE HÁ EFETIVAÇÃO DAS CONCEPÇÕES SUPRACITADAS, TORNA-SE NECESSÁRIO HAVER MAIORES INVESTIGAÇÕES EM RELAÇÃO A PRÁTICA DOS PROFESSORES FORMADORES. RESSALTANDO AINDA, QUE APESAR DO PPC ESTAR VOLTADO PARA UMA CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DIFERENCIADA, NA PRÁXIS DOCENTE PODE SURGIR OUTRAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE IRÃO ORIENTAR A SUA AÇÃO, INFLUENCIANDO ASSIM O PROCESSO AVALIATIVO.