AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA-UFAM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59378 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1471 "inscrito_id" => 6719 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA-UFAM" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA, TEVE POR INTUITO: ANALISAR COMO O CURSO DE PEDAGOGIA CONCEBE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM SEU CAMPO DE FORMAÇÃO. EXPLICITAR REFLEXÕES TEÓRICAS ACERCA DA AVALIAÇÃO BEM COMO DE SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA; IDENTIFICAR A PROPOSTA CONTIDA NO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA/UFAM E COMPREENDER AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS IMBRICADAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO REFERIDO CURSO. DIANTE DISSO, FOI FEITA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA, E REALIZADAS PESQUISAS E LEITURAS SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. ASSIM, A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA, CHEGOU-SE A CONSTATAÇÃO QUE, PELO MENOS A NÍVEL TEÓRICO O PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA SE CARACTERIZA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO CONSTRUTIVISTA E SOCIOINTERACIONISTA. DEIXANDO EXPLÍCITO A UTILIZAÇÃO DE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE SE VOLTAM PARA UMA PEDAGOGIA PROGRESSISTA, EM QUE A PARTIR DAS FORMAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DENOTA-SE A TENDÊNCIA LIBERTADORA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS EM SEUS PROCESSOS FORMATIVOS. TODAVIA, CABE RESSALTAR QUE, PARA SABER SE HÁ EFETIVAÇÃO DAS CONCEPÇÕES SUPRACITADAS, TORNA-SE NECESSÁRIO HAVER MAIORES INVESTIGAÇÕES EM RELAÇÃO A PRÁTICA DOS PROFESSORES FORMADORES. RESSALTANDO AINDA, QUE APESAR DO PPC ESTAR VOLTADO PARA UMA CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DIFERENCIADA, NA PRÁXIS DOCENTE PODE SURGIR OUTRAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE IRÃO ORIENTAR A SUA AÇÃO, INFLUENCIANDO ASSIM O PROCESSO AVALIATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, PPC, PEDAGOGIA, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6719_14082019094744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLYANE LISBOA RAMOS" "autor_nome_curto" => "KELLYANE" "autor_email" => "kellyanne.ped@gmail.com" "autor_ies" => "UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59378 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1471 "inscrito_id" => 6719 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA-UFAM" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA, TEVE POR INTUITO: ANALISAR COMO O CURSO DE PEDAGOGIA CONCEBE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM SEU CAMPO DE FORMAÇÃO. EXPLICITAR REFLEXÕES TEÓRICAS ACERCA DA AVALIAÇÃO BEM COMO DE SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA; IDENTIFICAR A PROPOSTA CONTIDA NO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA/UFAM E COMPREENDER AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS IMBRICADAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO REFERIDO CURSO. DIANTE DISSO, FOI FEITA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA, E REALIZADAS PESQUISAS E LEITURAS SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. ASSIM, A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA, CHEGOU-SE A CONSTATAÇÃO QUE, PELO MENOS A NÍVEL TEÓRICO O PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA SE CARACTERIZA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO CONSTRUTIVISTA E SOCIOINTERACIONISTA. DEIXANDO EXPLÍCITO A UTILIZAÇÃO DE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE SE VOLTAM PARA UMA PEDAGOGIA PROGRESSISTA, EM QUE A PARTIR DAS FORMAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DENOTA-SE A TENDÊNCIA LIBERTADORA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS EM SEUS PROCESSOS FORMATIVOS. TODAVIA, CABE RESSALTAR QUE, PARA SABER SE HÁ EFETIVAÇÃO DAS CONCEPÇÕES SUPRACITADAS, TORNA-SE NECESSÁRIO HAVER MAIORES INVESTIGAÇÕES EM RELAÇÃO A PRÁTICA DOS PROFESSORES FORMADORES. RESSALTANDO AINDA, QUE APESAR DO PPC ESTAR VOLTADO PARA UMA CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DIFERENCIADA, NA PRÁXIS DOCENTE PODE SURGIR OUTRAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE IRÃO ORIENTAR A SUA AÇÃO, INFLUENCIANDO ASSIM O PROCESSO AVALIATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, PPC, PEDAGOGIA, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6719_14082019094744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLYANE LISBOA RAMOS" "autor_nome_curto" => "KELLYANE" "autor_email" => "kellyanne.ped@gmail.com" "autor_ies" => "UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }