ESTA PESQUISA DE MESTRADO INVESTIGOU O POTENCIAL DO ENSINO DE DANÇA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES SENSÍVEIS, A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE PROCESSOS CRIATIVOS INTERDISCIPLINARES, ESPECIFICAMENTE, VIDEODANÇAS COM CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL “PADRE FRANCISCO SILVA” (CAMPINAS - SP), NO COMPONENTE CURRICULAR ARTE. GUIADA PELA PRÁTICA COMO PESQUISA, A PESQUISADORA/ ARTISTA-DOCENTE REALIZOU COM CRIANÇAS DE QUINTO ANO INVESTIGAÇÕES EM VIDEODANÇA, INCLUINDO TODAS AS ETAPAS DE PRODUÇÃO: ESTUDOS TÉCNICOS SOBRE LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA, COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA, CAPTAÇÃO DE IMAGEM E SOM, ROTEIRIZAÇÃO, EDIÇÃO E MONTAGEM, SENDO O RECORTE DESTA PESQUISA A REALIZAÇÃO E ANÁLISE DO PROCESSO CRIATIVO DESENVOLVIDO A PARTIR DA OBRA DE ÍTALO CALVINO “MARCOVALDO OU AS ESTAÇÕES NA CIDADE”, QUE RESULTOU NA SÉRIE DE VIDEODANÇAS “AVENTURAS DE MARCOVALDO”. AS EXPERIÊNCIAS REVELARAM A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA DANÇA E DO AUDIOVISUAL ENQUANTO ARTE NA ESCOLA, NA PERSPECTIVA DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES PAUTADO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA CRITICIDADE.