O PRESENTE ESTUDO CONSIDERA O CONHECIMENTO POPULAR ACERCA DAS PLANTAS E A IMPORTÂNCIA
DE SUA VINCULAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O OBJETIVO NESTE TRABALHO FOI O DE PROMOVER A EDUCAÇÃO
AMBIENTAL SOBRE O USO, VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA FLORA NUMA PERSPECTIVA ETNOBOTÂNICA, COM ALUNOS
DE UMA ESCOLA DO MEIO RURAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO EM QUE OS SUJEITOS SÃO PARTICIPATIVOS.
PARA TAL, HOUVE UMA RODA DE CONVERSA COM TEMÁTICAS ESPECÍFICAS, SENDO OS DADOS OBTIDOS PELAS
RESPOSTAS VERBAIS E ANÁLISE DE DESENHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, EM BUSCA DE SE CONHECER AS SUAS
PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E ETNOBOTÂNICA. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS CRIANÇAS POSSUEM CONHECIMENTO
DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA LOCAL, PORÉM REPRESENTARAM POUCAS ESPÉCIES NOS DESENHOS. A ANÁLISE DE
DESENHOS INFANTIL A FIM DE INTEIRAR-SE À PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM GRUPO, É UMA FERRAMENTA ÚTIL
PORQUE REVELA INFORMAÇÕES RELEVANTES QUE NÃO SÃO EXPRESSAS VERBALMENTE. DESSE MODO, ESTE TRABALHO
PODE SERVIR PARA SUBSIDIAR PESQUISAS POSTERIORES QUE TENHAM OS MESMOS EIXOS TEMÁTICOS.