RESUMO: O OBJETIVO GERAL É DESVELAR O USO DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE. A
ABORDAGEM TEÓRICA TRAZ O CONCEITO DE DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DE AUTORES COMO SOARES (2015),
NÉRICE (1987) E LIBÂNEO (1990) E OS DESAFIOS QUE CERCAM AMBAS TIVERAM RESPALDO TEÓRICO EM
VEIGA (1989), LIBÂNEO (1990) ENTRE OUTROS. A PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA E NATUREZA
DESCRITIVA, DESENVOLVIDA NA ESCOLA VIVA O SABER2
LOCALIZADA NO DISTRITO DE TAPERUABA/SOBRALCE, TENDO COMO PARTICIPANTE OS PROFESSORES DO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DA INSTITUIÇÃO. OS
DADOS FORAM COLETADOS UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO COM TRÊS QUESTÕES ABERTAS E APONTAM UMA
COMPRESSÃO AINDA TRADICIONAL SOBRE A DIDÁTICA. AINDA HÁ MUITOS OBSTÁCULOS EXTERNOS E INTERNOS
À ESCOLA PARA CHEGAR-SE AO QUE É O IDEAL. EMBORA SE TENHA TIDO ALGUNS INVESTIMENTOS NA
EDUCAÇÃO, COMPREENDE-SE QUE AS EXIGÊNCIAS DO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO CONFRONTAM-SE COM
OS OBJETOS AQUI PAUTADOS.