O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO INTENÇÃO DIVULGAR A PARTE DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “ESTIMULAÇÃO PRECOCE: REFLEXOS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR E NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL”. A PESQUISA FOI REALIZADA NO CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (CAEE/CENTRO – JUIZ DE FORA), COM O PÚBLICO ALVO DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 2-3 ANOS E 11 MESES QUE APRESENTAM O QUADRO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FREQUENTAM O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE. NESTE TRABALHO APRESENTAREMOS AS EXPERIÊNCIAS LÚDICAS VIVENCIADAS PELO PÚBLICO ALVO CITADO COM A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL PEDAGÓGICO, LIVRO SENSORIAL. O INTUITO DESSE MATERIAL É DISPONIBILIZAR UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PRAZEROSA PARA A CRIANÇA DESENVOLVER E EXERCITAR SUAS HABILIDADES E AMPLIAR O SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DE ESTÍMULOS DIFERENTES QUE PODEM, DE ALGUMA FORMA, CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES ÁREAS: MOTORA, COGNITIVA, SENSORIAL, LINGUISTICA E SOCIAL. PARA A FUNDAMENTAÇÃO DESTA ANÁLISE, CONTAMOS COM ALGUNS SUBSÍDIOS LEGAIS E TEÓRICOS QUE ASSEGURAM O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (2008), ASSIM COMO AS DIRETRIZES EDUCACIONAIS SOBRE ESTIMULAÇÃO PRECOCE: O PORTADOR DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (1995), AS ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2015) E TEÓRICOS QUE ABORDAM O BRINCAR COMO PRINCIPAL FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.