EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DAS TURMAS DE 9º E 3º ANO DA ESCOLA CAIC SOBRE A PROBLEMÁTICA DO LIXO NOS CENTROS URBANOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60037 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2325 "inscrito_id" => 2822 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DAS TURMAS DE 9º E 3º ANO DA ESCOLA CAIC SOBRE A PROBLEMÁTICA DO LIXO NOS CENTROS URBANOS" "resumo" => "O ARTIGO DESCREVE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE NA ESCOLA PÚBLICA CAIC - JOSÉ JOFFILY, QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TENDO COMO BASE A PROBLEMÁTICA DO LIXO NOS CENTROS URBANOS COM ALUNOS DA TURMA DE 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. TODO O PROJETO FOI IDEALIZADO E EXECUTADO DENTRO DO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE PESQUISA SOCIAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB, COM INTUITO DE VERIFICAR COMO A TEMÁTICA AMBIENTAL É ABORDADA NA ROTINA ESCOLAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O ENSINO BÁSICO E QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO NA VIDA EM SOCIEDADE. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADA A TÉCNICA DO GRUPO FOCAL AONDE FORAM REALIZADOS ENCONTROS COM CINCO REPRESENTANTES DE CADA TURMA, SOBRE OS IMPACTOS DO DESCARTE INCORRETO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MEIO AMBIENTE, AFIM DE OBSERVAR O ENTENDIMENTO E CONCEPÇÃO QUE OS ALUNOS POSSUÍAM ANTES DO PROJETO E DEPOIS DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA. COM A CONCLUSÃO DA PESQUISA FICOU EVIDENTE QUE AO LONGO DO ENSINO BÁSICO DOS ALUNOS PARTICIPANTES DO GRUPO FOCAL AS QUESTÕES AMBIENTAIS FORAM POUCO EXPLORADAS NAS ESCOLAS, OU SEJA, O CONHECIMENTO SOBRE O MEIO AMBIENTE ERA BASEADO APENAS NO SEU SENSO COMUM, COM A INTRODUÇÃO DAS NOSSAS ATIVIDADES FOI POSSÍVEL DESENVOLVER NOVAS PERCEPÇÕES E PENSAMENTO CRÍTICO O QUE TORNA ESSES ADOLESCENTES CIDADÃOS MAIS ATUANTES E SENSÍVEIS FRENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS EXISTENTES EM SEU COTIDIANO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RESÍDUOS SÓLIDOS, SENSIBILIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID2822_30102019173200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE SANTANA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA DE SANTANA BEZER" "autor_email" => "mariaeduardamesb5@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60037 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2325 "inscrito_id" => 2822 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DAS TURMAS DE 9º E 3º ANO DA ESCOLA CAIC SOBRE A PROBLEMÁTICA DO LIXO NOS CENTROS URBANOS" "resumo" => "O ARTIGO DESCREVE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE NA ESCOLA PÚBLICA CAIC - JOSÉ JOFFILY, QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TENDO COMO BASE A PROBLEMÁTICA DO LIXO NOS CENTROS URBANOS COM ALUNOS DA TURMA DE 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. TODO O PROJETO FOI IDEALIZADO E EXECUTADO DENTRO DO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE PESQUISA SOCIAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB, COM INTUITO DE VERIFICAR COMO A TEMÁTICA AMBIENTAL É ABORDADA NA ROTINA ESCOLAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O ENSINO BÁSICO E QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO NA VIDA EM SOCIEDADE. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADA A TÉCNICA DO GRUPO FOCAL AONDE FORAM REALIZADOS ENCONTROS COM CINCO REPRESENTANTES DE CADA TURMA, SOBRE OS IMPACTOS DO DESCARTE INCORRETO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MEIO AMBIENTE, AFIM DE OBSERVAR O ENTENDIMENTO E CONCEPÇÃO QUE OS ALUNOS POSSUÍAM ANTES DO PROJETO E DEPOIS DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA. COM A CONCLUSÃO DA PESQUISA FICOU EVIDENTE QUE AO LONGO DO ENSINO BÁSICO DOS ALUNOS PARTICIPANTES DO GRUPO FOCAL AS QUESTÕES AMBIENTAIS FORAM POUCO EXPLORADAS NAS ESCOLAS, OU SEJA, O CONHECIMENTO SOBRE O MEIO AMBIENTE ERA BASEADO APENAS NO SEU SENSO COMUM, COM A INTRODUÇÃO DAS NOSSAS ATIVIDADES FOI POSSÍVEL DESENVOLVER NOVAS PERCEPÇÕES E PENSAMENTO CRÍTICO O QUE TORNA ESSES ADOLESCENTES CIDADÃOS MAIS ATUANTES E SENSÍVEIS FRENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS EXISTENTES EM SEU COTIDIANO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RESÍDUOS SÓLIDOS, SENSIBILIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID2822_30102019173200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE SANTANA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA DE SANTANA BEZER" "autor_email" => "mariaeduardamesb5@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }