RESUMO A INVESTIGAÇÃO PROMOVE REFLEXÕES SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E DOS MÉTODOS E PRÁTICAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS AUTISTAS NO PROCESSO INCLUSIVO. O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO BUSCOU DISCUTIR O AUTISMO PELO VÍEIS DA INCLUSÃO ESCOLAR. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS INTENTARAM DESCOBRIR COMO O DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA É REALIZADO; COMPREENDER COMO OS MÉTODOS FORAM CRIADOS E ENTENDER COMO ACONTECE O ENSINO DAS CRIANÇAS QUE APRESENTAM O TRANSTORNO. A PESQUISA É DO TIPO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA ATRAVÉS DE LIVROS E ARTIGOS PUBLICADOS SOBRE O ASSUNTO. O ESTUDO JUSTIFICA-SE POR TRAZER QUESTÕES RELEVANTES PARA A COMPREENSÃO DA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS AUTISTAS NA ESCOLA E ESCLARECE-AS NA PERSPECTIVA DE INCITAR NOVOS OLHARES, ENFATIZANDO QUE A EDUCAÇÃO É UM CAMINHO, MAS É NECESSÁRIO QUE SE TENHA CONHECIMENTO E CONSCIÊNCIA DE QUE ENSINAR E APRENDER É UM PROCESSO, E CADA PASSO E AVANÇO DEVEM SER RESPEITADOS E COMEMORADOS, VISTO QUE AS CRIANÇAS AUTISTAS POSSUEM LIMITAÇÕES, MAS PODEM SER TRABALHADAS E CONDUZIDAS DA MELHOR MANEIRA A FIM DE FACILITAR O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DO ALUNO.