ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE REFLEXÃO O “PAPEL” DA EDUCAÇÃO ENQUANTO APARELHO DE ESTADO DOMINANTE. OBJETIVA REFLETIR A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE ALTHUSSER – ESPECIALMENTE DE SUA OBRA “IDEOLOGIA E APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO”, COMO A EDUCAÇÃO MEDIANTE A ESCOLA AJUDA A CONSTRUIR UM CERTO SENTIDO DE REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO E COMO ISSO SE LEGITIMA SOCIAL E CULTURALMENTE. A ELABORAÇÃO DA DISCUSSÃO/REFLEXÃO APRESENTADA NESTE ARTIGO SE INICIOU NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO TRABALHADA NO OITAVO PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE EM 2016 E VEM SE COMPLEMENTANDO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA MESMA INSTITUIÇÃO A PARTIR DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE. DURANTE ESSE PERÍODO (2016-2019) FOI-NOS POSSÍVEL “MATURAR”, COM BASE NO PENSAMENTO DE ALTHUSSER E OUTROS PENSADORES MARXISTAS (OU NÃO) QUE A EDUCAÇÃO SE CONSTITUI COMO POTENCIAL DISPOSITIVO DO ESTADO DOMINANTE À MEDIDA QUE INSTRUMENTALIZA, UNIVERSALMENTE, A EDUCAÇÃO A SERVIÇO DAS ORDENS DE PRODUÇÃO, CORROBORANDO NO CICLO DE MANUTENÇÃO DE REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO.