O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM POR FINALIDADE TRAZER À TONA PARTE DO QUE FOI VIVENCIADO ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NOS 4 FÓRUNS REGIONAIS DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO CEARÁ, EM PARCERIA COM O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL - TRE. OS FÓRUNS TINHAM COMO PRINCIPAL INTUITO O FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS ENTRE OS GRÊMIOS ESTUDANTIS DAS ESCOLAS LOCALIZADAS EM CADA CREDE (COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO)/SEFOR (SUPERINTENDÊNCIA DAS ESCOLAS DE FORTALEZA), ALÉM DA DISCUSSÃO DE TEMAS COMO DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL, PAPEL DO GRÊMIO ESTUDANTIL, COMO TRABALHAR COM GESTÃO ESCOLAR E ALUNOS E DIVERSAS DEMANDAS QUE SURGEM IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES, COLETIVAS QUE POSSAM TRAZER INFORMAÇÃO E COOPERAÇÃO ENTRE ALUNO - GESTÃO ESCOLAR - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. OS ENCONTROS ACONTECERAM EM ESPAÇOS DE DEBATE, PALESTRA E RODAS DE CONVERSA ESTIMULADA ATRAVÉS DE METODOLOGIA QUE UTILIZAVA PERGUNTA GERADORA PARA DISCUTIR DIVERSOS TEMAS QUE OS JOVENS QUEIRAM EXTERIORIZAR POR MEIO DA PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS DE CADA UM. APÓS O ENCONTRO, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DE ALGUNS PAPÉIS ENTREGUES DURANTE O ENCONTRO, OBSERVANDO AS RESPOSTAS DA PERGUNTA GERADORA E AS DEMANDAS TRAZIDAS POR CADA GRÊMIO E OBSERVADOS PONTOS COMUNS QUE GERAM IMPORTÂNCIA DE DEBATE SOBRE TEMAS TRANSVERSAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES E IMPORTÂNCIA DA MELHORA ENTRE A RELAÇÃO GRÊMIO-ESCOLA. UTILIZOU-SE AINDA PARTE DE UMA DINÂMICA FEITA COM TODOS COMO PARTE DO MATERIAL ANALISADO. A PARTIR DO QUE COLHEMOS, FIZEMOS UMA BREVE ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE O OBSERVADO, TENTOU-SE AQUI TRAZER PARTE DO CONTEÚDO ANÁLISADO DURANTE OS FÓRUNS REGIONAIS.