O PRESENTE ESTUDO ANALISOU COMO SE DESENVOLVERAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NAS ESCOLAS DO 1º AO 5º ANO DO MUNICÍPIO DE RAPOSA, MARANHÃO, BRASIL, E COMO AS MESMAS SE RELACIONAVAM COM A PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL, PREDOMINANTE NO LOCAL. PARA CONSISTÊNCIA DO ESTUDO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM OS PRINCIPAIS AUTORES QUE TRABALHAM COM A EA E LEGISLAÇÕES E TAMBÉM UMA RELEITURA DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA EA NO MUNDO E NO BRASIL. A PESQUISA FOI DO TIPO DESCRITIVA, COM ENFOQUE QUALIQUANTITATIVO, COM ABORDAGEM MISTA E OBSERVAÇÃO IN LOCO, APLICANDO-SE QUESTIONÁRIOS AOS PROFESSORES E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS AOS GESTORES ESCOLARES PARTICIPANTES. QUANTO À CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE PELOS PROFESSORES PREDOMINOU A NATURALISTA, COM 55 %, E QUANTO À CONCEPÇÃO DE EA PELOS PROFESSORES, PREDOMINOU A CONVENCIONAL, COM 91 %. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EA REALIZADAS PELOS PROFESSORES DEMONSTRARAM QUE 15% NÃO TRABALHAM COM A EA E EM RELAÇÃO AOS PROJETOS DE EA, 47% NÃO PARTICIPARAM DE NENHUM PROJETO DE EA DE PRESERVAÇÃO RELACIONADO AO ECOSSISTEMA MANGUEZAL. A PARTIR DA ANÁLISE QUALITATIVA FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR, NOS GESTORES ESCOLARES, O PREDOMÍNIO DA CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE NATURALISTA E DA EA CONVENCIONAL. EM VIRTUDE DO EXPOSTO, POSICIONA-SE A FAVOR DE QUE A EA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SEJAM REALIZADAS DE FORMA CRÍTICA E QUE HAJA UMA REVISÃO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS (PPPS), COM O INTUITO DE INCLUIR A EA, COMO TEMA TRANSVERSAL, CONFORME ORIENTA OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS), CONTRIBUINDO, DESTA FORMA, PARA A PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL.