DURANTE A EXPERIÊNCIA QUE TIVEMOS EM SALA DE AULA NO PERÍODO DE ANÁLISE, PERCEBEU-SE A NECESSIDADE DOS EDUCANDOS TEREM CONTATO COM SITUAÇÕES QUE POSSAM TORNAR MAIS APRAZÍVEL IMAGINAR A GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL, PARA SE SENTIREM INSTIGADOS A BUSCAREM RESPOSTAS AS MESMAS. A REVISÃO DE LITERATURA NOS APONTOU QUE PARA SUPRIR ESTA PROBLEMÁTICA É NECESSÁRIO APRESENTAR AOS ALUNOS SITUAÇÕES COM CONTEXTUALIZAÇÃO PARA QUE SEJA POSSÍVEL A INTERAÇÃO DESTES E COM A REALIDADE AO SEU REDOR. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL, APRESENTAR UMA PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL PRIORIZANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O MANUSEIO DO MATERIAL CONCRETO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM ACRÍLICO PARA CALCULAR A ÁREA TOTAL, A CAPACIDADE E O VOLUME DAS FIGURAS 3D. A METODOLOGIA É COMPOSTA DE VÁRIAS ETAPAS, TODAS COM ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA, TENDO COMO RECURSO IMPRESCINDÍVEL O MATERIAL CONCRETO DOS SÓLIDOS DE ACRÍLICO. A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ACONTECEU EM ALGUNS ENCONTROS ONDE CADA UM TEVE DURAÇÃO DE TRÊS HORAS E O MESMO NÃO TEVE CUSTO ADICIONAL PARA A SUA EXECUÇÃO. CONSIDERANDO O POTENCIAL DESTE MATERIAL EM SALA DE AULA, FOI DESENVOLVIDO A INTERVENÇÃO COM BASE NESTAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS PARA TORNAR CONTEXTOS VIÁVEIS DE MATEMATIZAÇÃO AO PÚBLICO ALVO DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR PAULO RAMOS LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS – MA, TENDO COMO RESULTADOS POSITIVOS DO PONTO DE VISTA DOS ALUNOS E PROFESSORES ENVOLVIDOS COM A PROPOSTA DE APLICAÇÃO.